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- Avaliação da eficácia diagnóstica da tomografia computorizada de dupla energia em doenças inflamatórias abdominais e pélvicasPublication . Cima, Joel Silva do; Monteiro, Mário João Gonçalves; Figueiredo, João PauloEste projeto de investigação teve como objetivo avaliar os potenciais benefícios adicionais da utilização de imagens de mapas de iodo na análise de patologias inflamatórias abdominais e pélvicas, obtidas através de tomografia computorizada de dupla energia (TCDE). A amostra foi constituída por séries de imagens de 50 pacientes que realizaram TCDE, com suspeita de patologia inflamatória abdominal e pélvica, após a administração de produto de contraste. As séries de imagens analisadas incluíram imagens monoenergéticas virtuais (IMV), semelhantes às obtidas na tomografia computorizada de energia única (TCEU), com aquisição predominantemente a 120 kVp, e imagens de mapas de iodo, ambas obtidas no plano axial. Após a análise das séries de imagens, dois técnicos de radiologia e um médico radiologista preencheram um questionário para cada série de imagens. Através da realização de um teste Qui-quadrado Pearson (p<0,05), verificou-se que 97% dos técnicos de radiologia consideram que os mapas de iodo influenciam positivamente o diagnóstico, auxiliando na deteção de lesões e complicações associadas. Por sua vez, o médico radiologista concordou com esta afirmação em 88% dos casos. Uma visão bastante positiva, também foi verificada em 96% dos casos pelos técnicos de radiologia e em 98% pelo médico radiologista, que consideram a avaliação dos mapas de iodo uma mais-valia na avaliação de patologia inflamatória abdominal e pélvica. Com base no teste Qui-quadrado de Pearson (p<0,05), observara-se diferenças significativas, entre técnicos de radiologia e médico radiologista em relação à perceção da qualidade dos mapas de iodo e a perceção da influência dos mapas de iodo de forma positiva no diagnóstico.
- Relação entre o nível de atividade física e imagem corporal com os indicadores de burnout nos professoresPublication . Oliveira, Simão; Santos, JoanaO Relatório Final De Estágio surge como parte integrante da Unidade Curricular De Prática De Ensino Supervisionada (PES), inserida no currículo do 2º ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, oferecida pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Este estágio pedagógico desempenha um papel fundamental na formação de futuros docentes, proporcionando uma oportunidade única para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o processo de formação. Como elo entre teoria e prática, este período permite que os estudantes desenvolvam e aprimorem as suas competências de ensino, dinâmica de aula e interação com os alunos. O presente relatório resulta de uma experiência de estágio realizada no âmbito de dois agrupamentos distintos, no Agrupamento de Escolas de Alcochete e no Agrupamento Escolas José Afonso de Alhos Vedros, concretamente nas escolas Escola Secundária de Alcochete e Escola Básico José Afonso de Alhos Vedros. O estágio ocorreu durante o ano letivo 2023/2024, envolvendo três turmas específicas: uma de 6º ano, uma de 9º ano e outra de 10º ano. Vivi muitas experiências gratificantes no decorrer do estágio que me ajudaram a evoluir e ter contacto com novas realidades abrangendo os meus conhecimentos e potenciando as minhas capacidades. Este relatório é estruturado em quatro áreas fundamentais: participação na vida escolar, organização e gestão do ensino e aprendizagem, relações com a comunidade e, por fim, uma componente de investigação sobre a relação entre o nível de atividade física, imagem corporal e indicadores de burnout em professores do ensino básico e secundário.