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Abstract(s)
Resumo: A relação entre a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e as Relações Públicas (RP) tem chamado a atenção de vários estudiosos e por isso, desde 2003, os estudos a respeito do tema começaram a ser publicados (Goodwin & Barlett, 2008). É importante ressaltar que as unidades curriculares dos cursos de relações públicas têm colocado importância na questão da ética relacionada com a responsabilidade social (Bartlett, 2011), porém pesquisadores da área tem constatado que nem todos os autores concordam com as relações entre a RP e a RSE. Há autores que defendem que as tomadas de decisões da RSE não podem ser efetuadas por um profissional de relações públicas, mas sim, por profissionais de outros departamentos. Outros defendem que têm que ser as RP por causa de suas semelhanças com a RSE, pois, tal como Capriotti e Moreno (2007, p. 85) enunciam, “a função da comunicação está no coração da responsabilidade social e da cidadania corporativa”. Pode-se perceber que existe uma discussão a respeito do tema e que a resposta ao mesmo não é totalmente partilhada. Assim, a presente dissertação apresenta uma pesquisa utilizando o Método Delphi e a Análise de Conteúdo junto de docentes e profissionais da área com o intuito de realizar um confronto das ideias. O estudo teve como uma das categorias da Análise de conteúdo a administração dos programas de RSE onde constatou-se que há um consenso que a área de comunicação e das relações públicas são indispensáveis para as ações da responsabilidade social das organizações. Com isso, conclui-se que a presente dissertação serve para orientar futuros profissionais da área de relações públicas no que diz respeito aos programas de responsabilidade social empresarial.
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Keywords
Relações Públicas Responsabilidade Social Empresarial Método Delphi Análise de Conteúdo