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Abstract(s)
Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) no “World Report on Disability -
2011”, estimou que 15 % da população mundial vive com incapacidade, incluindo
crianças. Medir incapacidade é essencial para o desenvolvimento de programas e politicas
que promovam a integração e a participação dos indivíduos que vivem com incapacidade
assim como, para perceber a efetividade de intervenções ao nível dos cuidados de saúde,
torna-se necessário perceber o impacto das limitações funcionais na atividade e
participação do indivíduo.
Objectivo: Validar e adaptar a ASK© (nos seus dois módulos ASK©c e ASK©p) para
português, para que posteriormente possam ser utilizadas por profissionais de saúde, em
crianças dos 5 aos 15 anos com limitações funcionais derivadas de uma determinada
condição de saúde.
Material e métodos: A adaptação cultural da ASK©, foi conduzida através da
metodologia sequencial. Para avaliar a validade e fiabilidade, esta versão foi administrada
conjuntamente com a KINDL a 88 crianças (10±3 anos) com limitações funcionais. O
estudo da reprodutibilidade foi efetuado numa 2ª aplicação da ASK num espaço de uma a
duas semanas após o momento inicial.
Resultados: Após obtenção da equivalência semântica e de conteúdo, a versão
portuguesa da ASK demonstrou bons valores de reprodutibilidade (CCI-ASK_D =0.986 e
CCI-ASK_C =0,978) e de consistência interna (ASK_D - α=0,980 e ASK_C - α=0,972).
As correlações obtidas entre a ASK e a pontuação global da KINDL foram positivas e
moderadas.
Conclusões: A versão portuguesa da ASK demonstrou valores aceitáveis de validade e
fiabilidade.
Description
Keywords
Criança Crianças com deficiência Escalas Estudos de validação como assunto Activity Scale for Kids