Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação entre a atividade fisica, a atenção seletiva e o desempenho académico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Fábio Pinel.pdf1.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório apresenta uma reflexão sobre o futuro acerca da carreira como docente na disciplina de Educação Física. Serve igualmente para resumir o percurso realizado durante os dois anos do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário. A Prática do Ensino Supervisionada aconteceu em três turmas dos diferentes ciclos, de um colégio situado na região do Barreiro. O estágio pedagógico tem como objetivos principais a organização em quatro áreas de intervenção: área 1 – “Profissional, Social e Ética” onde foi realizada uma contextualização das condições em que foi realizado o estágio; área 2 – “Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem” neste área foram mencionados os desafios relacionados com a prática pedagógica assim como justificadas as decisões tomadas para promover uma boa qualidade de ensino baseado num planeamento estruturado e numa avaliação justa; área 3 – “Participação na Escola e Relação com a Comunidade” nesta área foram relatadas as atividades que participei em conjunto com a comunidade escolar; área 4 – “Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida” aqui apresento o estudo “A relação entre a atividade física, a atenção seletiva e o desempenho académico”. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a atividade física, a atenção seletiva e o desempenho académico, e para tal analisei as médias de final de ano, apliquei o teste de stroop para medir os níveis de atenção seletiva e por fim u􀆟lizei o IPAQ para perceber a quantidade de atividade física que os alunos praticavam. Para relacionar os dados recolhi ao Excel e ao programa IBM SPSS statistics.

Description

Keywords

Relatório estágio Educação física Atividade física Atenção seletiva Desempenho académico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence