Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório apresenta uma reflexão sobre o futuro acerca da carreira como docente na
disciplina de Educação Física. Serve igualmente para resumir o percurso realizado durante os dois anos
do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário. A Prática do Ensino
Supervisionada aconteceu em três turmas dos diferentes ciclos, de um colégio situado na região do
Barreiro. O estágio pedagógico tem como objetivos principais a organização em quatro áreas de
intervenção: área 1 – “Profissional, Social e Ética” onde foi realizada uma contextualização das
condições em que foi realizado o estágio; área 2 – “Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem”
neste área foram mencionados os desafios relacionados com a prática pedagógica assim como
justificadas as decisões tomadas para promover uma boa qualidade de ensino baseado num
planeamento estruturado e numa avaliação justa; área 3 – “Participação na Escola e Relação com a
Comunidade” nesta área foram relatadas as atividades que participei em conjunto com a comunidade
escolar; área 4 – “Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida” aqui apresento o estudo “A relação
entre a atividade física, a atenção seletiva e o desempenho académico”. Este estudo teve como objetivo
analisar a relação entre a atividade física, a atenção seletiva e o desempenho académico, e para tal
analisei as médias de final de ano, apliquei o teste de stroop para medir os níveis de atenção seletiva e
por fim ulizei o IPAQ para perceber a quantidade de atividade física que os alunos praticavam. Para
relacionar os dados recolhi ao Excel e ao programa IBM SPSS statistics.
Description
Keywords
Relatório estágio Educação física Atividade física Atenção seletiva Desempenho académico