Publication
Abordagem em contexto escolar: projeto de parceria entre a ESSAlcoitão e o CECD Cooperativa para a Inclusão na formação de terapeutas ocupacionais
dc.contributor.author | Moreira, Nuno | |
dc.contributor.author | Lucas, Sofia | |
dc.contributor.author | Mendes, Ana Filipa | |
dc.contributor.author | Bernardo, Carla | |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T11:24:31Z | |
dc.date.available | 2025-02-18T11:24:31Z | |
dc.date.issued | 2024-10-28 | |
dc.description.abstract | Introdução: O terapeuta ocupacional é um profissional que está presente nas equipas de apoio à educação inclusiva. Reconhece que o estar e participar em atividades na escola, é uma das principais ocupações das crianças e jovens. Da sua ação é esperado que seja capaz de trabalhar de forma colaborativa, com foco na eliminação ou redução das barreiras à aprendizagem e inclusão. Objetivo: Pretende-se com este trabalho apresentar o desenho e analisar o impacto de três anos de implementação de um projeto de parceria, no âmbito de uma unidade curricular do 3º ano de licenciatura, dirigida à abordagem do terapeuta ocupacional em contexto escolar. Material e Métodos: Enquadrado numa investigação qualitativa, foi realizada uma análise exploratória detalhada do desenho do projeto e uma análise de conteúdo às respostas dos questionários de avaliação, dirigidos aos parceiros. Resultados: A análise exploratória e a análise de conteúdo aos questionários indicam que a metodologia selecionada e as etapas inerentes ao desenho do projeto revelaram-se facilitadoras do desenvolvimento das competências esperadas. Conclusão: Este projeto mostrou ter impacto nos estudantes e nos profissionais envolvidos. A estrutura utilizada no seu desenho promoveu uma boa prática pedagógica, relevante para a reflexão conjunta e dirigida para a comunidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-4860 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54440 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Formação em terapia ocupacional | pt_PT |
dc.subject | Abordagem em contexto escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Problem-based learning | pt_PT |
dc.subject | Metodologia qualitativa | pt_PT |
dc.title | Abordagem em contexto escolar: projeto de parceria entre a ESSAlcoitão e o CECD Cooperativa para a Inclusão na formação de terapeutas ocupacionais | pt_PT |
dc.title.alternative | School-based practice: A partnership project between ESSAlcoitão and CECD Cooperativa para a Inclusão in occupational therapists training | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 13 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Científica Internacional RevSALUS | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6 | pt_PT |
person.familyName | Moreira | |
person.givenName | Nuno | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4215-9672 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cc0d2c6d-e403-4aa2-a8ed-85b4a76e446e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cc0d2c6d-e403-4aa2-a8ed-85b4a76e446e |