Repository logo
 
Publication

Abordagem em contexto escolar: projeto de parceria entre a ESSAlcoitão e o CECD Cooperativa para a Inclusão na formação de terapeutas ocupacionais

dc.contributor.authorMoreira, Nuno
dc.contributor.authorLucas, Sofia
dc.contributor.authorMendes, Ana Filipa
dc.contributor.authorBernardo, Carla
dc.date.accessioned2025-02-18T11:24:31Z
dc.date.available2025-02-18T11:24:31Z
dc.date.issued2024-10-28
dc.description.abstractIntrodução: O terapeuta ocupacional é um profissional que está presente nas equipas de apoio à educação inclusiva. Reconhece que o estar e participar em atividades na escola, é uma das principais ocupações das crianças e jovens. Da sua ação é esperado que seja capaz de trabalhar de forma colaborativa, com foco na eliminação ou redução das barreiras à aprendizagem e inclusão. Objetivo: Pretende-se com este trabalho apresentar o desenho e analisar o impacto de três anos de implementação de um projeto de parceria, no âmbito de uma unidade curricular do 3º ano de licenciatura, dirigida à abordagem do terapeuta ocupacional em contexto escolar. Material e Métodos: Enquadrado numa investigação qualitativa, foi realizada uma análise exploratória detalhada do desenho do projeto e uma análise de conteúdo às respostas dos questionários de avaliação, dirigidos aos parceiros. Resultados: A análise exploratória e a análise de conteúdo aos questionários indicam que a metodologia selecionada e as etapas inerentes ao desenho do projeto revelaram-se facilitadoras do desenvolvimento das competências esperadas. Conclusão: Este projeto mostrou ter impacto nos estudantes e nos profissionais envolvidos. A estrutura utilizada no seu desenho promoveu uma boa prática pedagógica, relevante para a reflexão conjunta e dirigida para a comunidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2184-4860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54440
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectFormação em terapia ocupacionalpt_PT
dc.subjectAbordagem em contexto escolarpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectProblem-based learningpt_PT
dc.subjectMetodologia qualitativapt_PT
dc.titleAbordagem em contexto escolar: projeto de parceria entre a ESSAlcoitão e o CECD Cooperativa para a Inclusão na formação de terapeutas ocupacionaispt_PT
dc.title.alternativeSchool-based practice: A partnership project between ESSAlcoitão and CECD Cooperativa para a Inclusão in occupational therapists trainingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleRevista Científica Internacional RevSALUSpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameNuno
person.identifier.orcid0000-0002-4215-9672
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcc0d2c6d-e403-4aa2-a8ed-85b4a76e446e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycc0d2c6d-e403-4aa2-a8ed-85b4a76e446e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Racs-Revista Biling Vol6.N3_2024_janeiro_2025.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: