Publication
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
dc.contributor.author | Oliveira Pires, Ana Luisa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Rosário | |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T14:39:13Z | |
dc.date.available | 2022-06-02T14:39:13Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Nesta comunicação sistematizamos a experiência decorrente de um projeto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais, e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa — investigação-ação —, utilizou para a recolha de dados inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e processuais, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de ações com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão. | pt_PT |
dc.description.abstract | We systematize in this presentation the experience resulting from a research and development project, centred on the use of digital portfolios as a learning and assessment strategy in Portuguese higher education, carried out under the European Erasmus + KA2 program. In the national context, the project was developed in a public polytechnic institution, and a pilot study was carried out with a dual purpose: to understand the perspectives of students and teachers regarding their experiences with digital portfolios, and to develop learning and evaluation strategies using this tool. The qualitative study – action-research - used questionnaires and interviews to collect data. Conclusions show significant contributions to students, such as the development of digital and procedural skills, and it is also recognized as a meaningful and motivating learning and assessment strategy. On the other hand, despite the fact that a significant part of the teachers already have experience with portfolios and use digital supports, it was found that digital portfolios are still little explored as a teaching-learning and assessment strategy. Thus, a set of actions was proposed with a view to improving the situation, creating conditions for teachers to be able to produce their own knowledge and profession. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira Pires, A. L., & Rodrigues, M. R. (2021). Experiências de portefólios digitais no ensino superior: Perspetivas de professores e estudantes. In J. Grácio, J. V. Torres, M. C. L. Paniago, M. R. Rodrigues, M. Figueiredo, & M. B. Arguelho (Orgs.), Atas / anais do encontro cultural digital e educação na década de 20 (pp. 32-39). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53045-9-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40870 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia no ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Portefólios digitais | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Pedagogy in higher education | pt_PT |
dc.subject | Digital portfolios | pt_PT |
dc.subject | Action research | pt_PT |
dc.subject | Teaching and learning strategies | pt_PT |
dc.title | Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 39 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 32 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas / anais do encontro cultural digital e educação na década de 20 | pt_PT |
person.familyName | Oliveira Pires | |
person.familyName | da Silva Rodrigues | |
person.givenName | Ana Luisa | |
person.givenName | Maria do Rosário | |
person.identifier.ciencia-id | 1B14-AC6E-5257 | |
person.identifier.ciencia-id | F914-D07D-3523 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9935-6917 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57199723244 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae | |
relation.isAuthorOfPublication | 9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Experiências de portefólios digitais... professores e estudantes - pp. 32-39.pdf
- Size:
- 2.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format