Repository logo
 
Publication

Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes

dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.date.accessioned2022-06-02T14:39:13Z
dc.date.available2022-06-02T14:39:13Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNesta comunicação sistematizamos a experiência decorrente de um projeto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais, e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa — investigação-ação —, utilizou para a recolha de dados inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e processuais, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de ações com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.pt_PT
dc.description.abstractWe systematize in this presentation the experience resulting from a research and development project, centred on the use of digital portfolios as a learning and assessment strategy in Portuguese higher education, carried out under the European Erasmus + KA2 program. In the national context, the project was developed in a public polytechnic institution, and a pilot study was carried out with a dual purpose: to understand the perspectives of students and teachers regarding their experiences with digital portfolios, and to develop learning and evaluation strategies using this tool. The qualitative study – action-research - used questionnaires and interviews to collect data. Conclusions show significant contributions to students, such as the development of digital and procedural skills, and it is also recognized as a meaningful and motivating learning and assessment strategy. On the other hand, despite the fact that a significant part of the teachers already have experience with portfolios and use digital supports, it was found that digital portfolios are still little explored as a teaching-learning and assessment strategy. Thus, a set of actions was proposed with a view to improving the situation, creating conditions for teachers to be able to produce their own knowledge and profession.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira Pires, A. L., & Rodrigues, M. R. (2021). Experiências de portefólios digitais no ensino superior: Perspetivas de professores e estudantes. In J. Grácio, J. V. Torres, M. C. L. Paniago, M. R. Rodrigues, M. Figueiredo, & M. B. Arguelho (Orgs.), Atas / anais do encontro cultural digital e educação na década de 20 (pp. 32-39). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53045-9-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40870
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia no ensino superiorpt_PT
dc.subjectPortefólios digitaispt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogy in higher educationpt_PT
dc.subjectDigital portfoliospt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectTeaching and learning strategiespt_PT
dc.titleExperiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage39pt_PT
oaire.citation.startPage32pt_PT
oaire.citation.titleAtas / anais do encontro cultural digital e educação na década de 20pt_PT
person.familyNameOliveira Pires
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.givenNameAna Luisa
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Experiências de portefólios digitais... professores e estudantes - pp. 32-39.pdf
Size:
2.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format