Repository logo
 
Publication

Desencadeando aprendizagens por meio de tarefas recreativas

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorSantos, Vera Lúcia Chaves dos
dc.date.accessioned2016-12-23T11:29:33Z
dc.date.available2016-12-23T11:29:33Z
dc.date.issued2016-12
dc.date.submitted2016-12
dc.description.abstractO presente projeto de investigação procura perceber qual a influência das propostas pedagógicas recreativas como alternativa às desenvolvidas, habitualmente, no quotidiano escolar. Estas propostas configuram ao que designamos por brincadeiras e jogos. No seguimento deste objetivo formulei a seguinte questão, como base de orientação para o projeto a realizar: “De que modo a utilização de tarefas recreativas contribuem para o comprometimento dos alunos com as aprendizagens?”. Na concretização destes projetos e por entender ser o tipo de estudo mais adequado utilizei uma abordagem próxima da investigação ação. Em termos da recolha de dados utilizei a observação participante, a análise documental, o inquérito por questionário e as entrevistas. Como principais resultados destaco a efetiva influência das tarefas recreativas e dos jogos no desenvolvimento holístico das crianças, sendo que estas proporcionaram um progresso além das competências cognitivas adstritas às tarefas em estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis research project seeks to understand the influence of recreational pedagogical proposals as an alternative to those developed, usually, in daily school life. These proposals configure what we call play and games. In the follow up of this objective I formulated the following question as a guideline for the project to be carried out: “In what way do the use of recreational tasks contribute to the commitment of students with learning?”. In the execution of these projects and because I believe it to be the most appropriate type of study, I used an approach close to action research. In terms of data collection, I used participant observation, documental analysis, questionnaire survey and interviews. As main results, I highlight the effective influence of recreational tasks and games in the holistic development of children, which provided a progress beyond the cognitive skills related to the tasks under study.pt_PT
dc.identifier.tid201605228
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17060
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia participativapt_PT
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagem recreativaspt_PT
dc.subjectTarefas de exploraçãopt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectParticipative pedagogypt_PT
dc.subjectRecreational teaching-learning strategiespt_PT
dc.subjectExploration taskspt_PT
dc.subjectGamept_PT
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleDesencadeando aprendizagens por meio de tarefas recreativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Desencadeando Aprendizagens por meio de Tarefas Recreativas (Versão Final).pdf
Size:
3.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: