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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objetivo traçar um possível perfil profissional do docente
de Educação Especial, fazendo uma referência à Educação Inclusiva e Professores
Inclusivos, incidindo nas suas motivações, formação (inicial, contínua e especializada),
avaliação, supervisão, teoria do peer coaching, funções e competências.
Tendo em conta que vivemos na era da Escola Inclusiva, que prima pela
diversidade, o estudo visa refletir sobre o papel do Professor Inclusivo e do Docente de
Educação Especial em particular, ou seja, sobre as suas motivações, formações e
competências, relevantes para um bom desempenho e sucesso educativo.
No que concerne as motivações, o presente estudo pretendeu perceber o que leva
um docente a optar pela realização de um curso de pós-graduação/Especialização em
Educação Especial, podendo essa motivação ser de caráter intrínseco ou extrínseco.
Pretendeu, também, perceber como os docentes são preparados, via formação inicial,
para lidar com a Inclusão e de que forma a formação contínua e especializada aliada a
uma avaliação e supervisão são determinantes para um bom desempenho profissional.
Estes fatores permitiram traçar um possível perfil do docente de educação especial,
atendendo a determinadas competências pessoais e profissionais.
Foi aplicado um inquérito por questionário aos docentes de Educação Especial,
sendo a amostra composta por 177 inquiridos.
O estudo permitiu concluir que os docentes optam pela realização do curso de
especialização em Educação Especial, partindo de uma motivação extrínseca, sendo o
principal motivo a “não colocação no grupo de origem”, concluindo que os motivos que
levam à realização do referido curso influenciam as boas práticas de lecionação.
Concluiu-se, também, que é necessário que o docente invista no seu desenvolvimento
profissional e que o perfil profissional deve ter em conta determinadas competências
pessoais e profissionais.
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Motivação Professor Perfil Profissional