Repository logo
 
Publication

Um Oceano Azul para a Redlar Rolante: o design de um negócio em um novo mercado estratégico

dc.contributor.advisorFernandes, Filipa
dc.contributor.authorSchierholt, Daniele Christine
dc.date.accessioned2023-01-11T12:24:54Z
dc.date.available2023-01-11T12:24:54Z
dc.date.issued2022-09
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta o estudo de caso da empresa Redlar Rolante que é uma loja de retalho no ramo de móveis e decoração, e que faz parte de uma rede de cooperação empresarial do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, chamada Redlar. Esta pesquisa contou com a participação dos cargos de confiança da empresa: gerente comercial, gerente de logística, administrativo, e financeiro, bem como as duas gestoras da empresa e teve como base metodológica o livro A Estratégia do Oceano Azul dos professores Chan Kim e Mauborgne (2019). Seguindo as ferramentas desta metodologia, este trabalho de pesquisa se direcionou para a criação da Escola da Casa, um novo modelo de negócio focado na transmissão de conhecimento e instrução do público com a temática “casa”, tirando o foco da transação comercial de mobiliário. Ficou selecionado algumas temáticas necessárias como Personal Organizer para a cozinha e dormitórios, Chef de pratos caseiros para pequenas e grandes reuniões, limpeza e manutenção de móveis e equipamentos, jardinagem externa e jardins internos, ambientação e fluxo de casa, decoração de espaços, decoração de mesas celebrativas, organização e planejamento de casamento e construção de casas, entre outros serviços. As instalações da empresa também servirão de sala de aula para os cursos de Design de Interiores das Escolas Técnicas e Universidades da região, como forma de aulas práticas externas. Esta pesquisa foi o primeiro passo para a criação do Oceano Azul para a Redlar Rolante e com isso foram criados planos de ação a curto, médio e longo prazo denominados “desconstrução da loja de móveis”, “transição” e “Escola da Casa”, onde teremos a execução dos workshops e eventos a partir de janeiro de 2023. Com os resultados obtidos com este projeto piloto, esta pesquisa servirá de base para a criação do Projeto Redlar 2025, prazo máximo onde a implantação da Escola da Casa será realizada em todas as 33 lojas da rede de cooperação empresarial, atingindo o estado do Rio Grande do Sul/Brasil como um todo fisicamente, e a implantação do espaço online para buscar um alcance ainda maior, em proporção mundial.pt_PT
dc.description.abstractThis research presents the case study of the company Redlar Rolante, which is a retail store in the furniture and decoration sector, and which is part of a network of business cooperation in the state of Rio Grande do Sul/Brazil, called Redlar. This research had the participation of the company's trusted positions: commercial manager, logistics, administrative, and financial manager, as well as the two company managers and was methodologically based on the book The Blue Ocean Strategy by professors Chan Kim and Mauborgne (2019). Following the tools of this methodology, this research work was directed towards the creation of Escola da Casa, a new business model focused on the transmission of knowledge and instruction to the public with the theme “home”, taking the focus off the commercial transaction of furniture. Some necessary topics were selected, such as Personal Organizer for the kitchen and bedrooms, Chef of homemade dishes for small and large meetings, cleaning and maintenance of furniture and equipment, outdoor gardening and indoor gardens, ambiance and home flow, decoration of spaces, decoration of celebratory tables, organization and planning of weddings and construction of houses, among other services. The company's facilities will also serve as a classroom for Interior Design courses at Technical Schools and Universities in the region, as a form of external practical classes. This research was the first step towards the creation of Blue Ocean for Redlar Rolante and with that short, medium and long term action plans were created called “deconstruction of the furniture store”, “transition” and “Escola da Casa”, where we will have the execution of workshops and events from January 2023. With the results obtained from this pilot project, this research will serve as a basis for the creation of the Redlar 2025 Project, the maximum period in which the implementation of Escola da Casa will be carried out in all the 33 stores of the business cooperation network, reaching the state of Rio Grande do Sul/Brazil as a whole physically, and the implementation of the online space to seek an even greater reach, on a global scale.pt_PT
dc.identifier.tid203158210pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43130
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBusiness designpt_PT
dc.subjectEstratégia do Oceano Azulpt_PT
dc.subjectReposicionamentopt_PT
dc.subjectCultura de inovaçãopt_PT
dc.subjectExpansão de negóciopt_PT
dc.titleUm Oceano Azul para a Redlar Rolante: o design de um negócio em um novo mercado estratégicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameGestão do Designpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capa Mestrado em Gestão do Design Daniele Christine Schierholt.pdf
Size:
200.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MOD.195 – Dissertação_Trabalho_Final - Daniele Christine Schierholt.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: