Publication
Estratégia para promover a autoestima dos alunos na sala de aula
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leitão, Ana Rita | |
dc.contributor.author | Duarte, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T15:47:24Z | |
dc.date.available | 2022-11-29T15:47:24Z | |
dc.date.issued | 2022-10-12 | |
dc.description.abstract | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste trabalho, pretendo traduzir o percurso experienciado ao longo da prática pedagógica. Especificamente, no contexto do 1.ºCEB com alunos do 4.ºano, emergiu o tema de investigação, que visou compreender se as tertúlias dialógicas poderiam ser utilizadas em contexto de sala de aula para promover a autoestima dos alunos. Como parte do estudo, optou-se por uma metodologia do tipo qualitativa: a investigação-ação. As técnicas de recolha de dados eleitas foram as entrevistas semiestruturadas a duas docentes e a apresentação, análise e reflexão do projeto de intervenção cujo foco central foi a realização de Tertúlias Dialógicas artísticas, musicais e literárias. Para a recolha de informação recorreu-se às notas de campo resultantes da observação participante. O estudo pretendia alertar para a necessidade de trabalhar a autoestima dos alunos através de estratégias inovadoras, com o propósito de melhorar o desempenho escolar dos estudantes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203103092 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42469 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Autoestima | pt_PT |
dc.subject | Tertúlia dialógica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem dialógica | pt_PT |
dc.title | Estratégia para promover a autoestima dos alunos na sala de aula | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |