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Abstract(s)
For a long time, the streetwear style was dominated by the idea of being associated with poverty and inelegance, strongly linked to the subcultures of skateboarding, hip-hop and graffiti. However, in recent years there has been a rapid increase in the popularity and presence of this particular style of clothing, adhered to by notable figures and brands, and for the most part embraced by younger generations. Thus, the aim of this research is to understand the role of streetwear as a medium for self-expression and identity construction among Gen Z. Aspects like streetwear being a cultural phenomenon, fashion and identity formation, communication through clothing, impact of streetwear on established brands, and Gen Z personality traits and consumer behavior were analyzed and discussed in order to understand if these aspects have an impact on self-expression and creation of an identity. Interviews with 10 enthusiasts of streetwear were conducted to gather their perspectives, narratives and experiences regarding the topics subject of analysis. Through these interviews, it was possible to understand that the participants use streetwear to convey their personality, confidence and creativity. In addition, these enthusiasts aspire and look up to some of the artists that use this genre of clothing, influencing their identity, and consumer behavior. Not only so, their perception of streetwear goes beyond a mere clothing style, representing a lifestyle, a way of challenging traditional norms, a community and a means of connecting with like-minded individuals with similar tastes and values.
Durante muito tempo, o estilo streetwear foi dominado pela ideia de estar associado à pobreza e à deselegância, fortemente ligado às subculturas do skateboarding, hip-hop e graffiti. Contudo, nos últimos anos tem-se assistido a um rápido aumento da popularidade e da presença deste estilo de vestuário, aderido por figuras e marcas notáveis, e maioritariamente abraçado pelas gerações mais jovens. Posto isto, o objetivo desta investigação é compreender o papel do streetwear como meio de autoexpressão e construção de identidade entre a Geração Z. Aspetos como o streetwear ser um fenómeno cultural, moda e formação de identidade, comunicação através do vestuário, o impacto do streetwear em marcas bem estabelecidas, e os traços de personalidade e comportamento de consumo da Geração Z, foram analisados e discutidos de forma a perceber se estes aspetos têm impacto na autoexpressão e criação de uma identidade. Foram realizadas entrevistas a 10 entusiastas do streetwear para recolher as suas perspetivas, narrativas e experiências relativamente aos temas objeto de análise. Através destas entrevistas foi possível perceber que os participantes utilizam o streetwear para transmitir a sua personalidade, confiança e criatividade. Adicionalmente, estes entusiastas aspiram e admiram alguns dos artistas que utilizam este género de vestuário, influenciando a sua identidade e comportamento de consumo. Além disso, a sua perceção do streetwear vai para além de um mero estilo de roupa, representando um estilo de vida, uma forma de desafiar as normas tradicionais, uma comunidade e um meio de ligação com indivíduos com gostos e valores semelhantes.
Durante muito tempo, o estilo streetwear foi dominado pela ideia de estar associado à pobreza e à deselegância, fortemente ligado às subculturas do skateboarding, hip-hop e graffiti. Contudo, nos últimos anos tem-se assistido a um rápido aumento da popularidade e da presença deste estilo de vestuário, aderido por figuras e marcas notáveis, e maioritariamente abraçado pelas gerações mais jovens. Posto isto, o objetivo desta investigação é compreender o papel do streetwear como meio de autoexpressão e construção de identidade entre a Geração Z. Aspetos como o streetwear ser um fenómeno cultural, moda e formação de identidade, comunicação através do vestuário, o impacto do streetwear em marcas bem estabelecidas, e os traços de personalidade e comportamento de consumo da Geração Z, foram analisados e discutidos de forma a perceber se estes aspetos têm impacto na autoexpressão e criação de uma identidade. Foram realizadas entrevistas a 10 entusiastas do streetwear para recolher as suas perspetivas, narrativas e experiências relativamente aos temas objeto de análise. Através destas entrevistas foi possível perceber que os participantes utilizam o streetwear para transmitir a sua personalidade, confiança e criatividade. Adicionalmente, estes entusiastas aspiram e admiram alguns dos artistas que utilizam este género de vestuário, influenciando a sua identidade e comportamento de consumo. Além disso, a sua perceção do streetwear vai para além de um mero estilo de roupa, representando um estilo de vida, uma forma de desafiar as normas tradicionais, uma comunidade e um meio de ligação com indivíduos com gostos e valores semelhantes.
Description
Keywords
Streetwear Self-expression Identity construction Gen Z