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Práticas de intervenção precoce centradas nos contextos naturais e o seu contributo para a promoção do desenvolvimento da criança
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.author | Aleixo, Elisabete Pereira Lopes | |
dc.date.accessioned | 2016-03-04T15:00:46Z | |
dc.date.available | 2016-03-04T15:00:46Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este trabalho procurou fazer uma breve abordagem teórica e conceptual da trajetória das práticas da Intervenção Precoce na Infância ao longo das ultimas décadas, destacando o papel que a família foi adquirindo, em termos de envolvimento e participação ativa e decisiva em todo o processo de intervenção. Pretendeu-se fazer uma resenha desde as práticas integralmente centradas na criança até às práticas centradas na família e a mudança conceptual e organizativa que necessariamente teve que ser desencadeada, nomeadamente também na organização e dinâmica das equipas locais de intervenção. O estudo de caso apresentado incidiu sobre uma família com uma criança com um grave atraso de desenvolvimento, integrada num contexto de risco ambiental. Com o intuito de potenciarmos ao máximo o seu desenvolvimento e conscientes de que para isso era crucial envolver os seus prestadores de cuidados (família e escola), conduzimos uma intervenção centrada nesses dois contextos naturais da criança. Com o objetivo de organizarmos uma intervenção eficaz que fosse ao encontro destes contextos e contribuísse para promover o desenvolvimento da criança utilizamos o Ecomapa que nos permitiu perceber melhor a ecologia da família e a sua rede de apoios formais e informais, bem como as relações que se criavam e estabelecer uma maior proximidade com a família. Recorremos à Entrevista Baseada nas Rotinas e à Escala das Perceções dos Educadores acerca das Rotinas e do envolvimento da criança, respeitando as necessidades e prioridades da família, tendo sido elencados um conjunto de objetivos funcionais e estratégias, com a envolvência da família e rede de apoios formais, nomeadamente a participação ativa da Equipa Local de Intervenção Precoce. A aplicação dos instrumentos selecionados, bem como o respeito por toda a filosofia inerente às práticas de Intervenção Precoce na Infância permitiram conduzir a família no sentido de uma maior capacitação e envolvimento e emergir a consciência da importância do seu papel ativo e privilegiado na promoção do desenvolvimento da sua criança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201334143 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11716 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Intervenção Precoce | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento das Crianças | pt_PT |
dc.subject | Papel da Família | pt_PT |
dc.title | Práticas de intervenção precoce centradas nos contextos naturais e o seu contributo para a promoção do desenvolvimento da criança | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial |