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Avaliação do grau de conhecimento dos estudantes de medicina dentária, recém licenciados e médicos dentistas em relação ao potencial de aplicação de células estaminais dentárias na medicina dentária

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Abstract(s)

A descoberta das células estaminais dentárias trouxe novas perspetivas no que toca àengenharia de tecidos e terapia celular, sendo um tema em constante atualização. Objetivos: Este questionário foi desenvolvido com o intuito de determinar o grau de conhecimento, consciência e atitudes quanto ao potencial de aplicação das células estaminais dentárias na medicina dentária em três grupos: estudantes, recém-licenciados e médicos dentistas, como também o interesse por investir em formação na área. Materiais e Métodos: Foi disponibilizado um questionário online constituído por 23 questões fechadas na plataforma Google Formulários no decorrer do mês de fevereiro de 2022. Os resultados foram representados na forma de gráficos e foi realizada a sua análise estatística. Resultados: Ao inquérito responderam 409 indivíduos, sendo 200 estudantes, 37 recém licenciados e 172 médicos dentistas, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos de idade. A maioria dos estudantes não estava ciente das potenciais aplicações terapêuticas das células estaminais na medicina dentária apesar de já ter ouvido falar destas terapêuticas, ao invés dos médicos dentistas que na sua maioria estavam cientes e já tinham ouvido falar desta temática. Na opinião dos inquiridos o alto custo inerente ao procedimento foi apontado como o maior obstáculo para um paciente aceitar o tratamento dentário regenerativo com células estaminais. Discussão/ Conclusão: O presente estudo revelou um bom nível de conhecimento tanto dos estudantes quanto dos médicos dentistas e recém-licenciados no que toca à utilização das células estaminais em medicina dentária. A maioria dos inquiridos referiu interesse ou disponibilidade em receber formação em medicina dentária regenerativa e pensam que o tema deveria ser incluído no currículo de pré grado. Foi ainda notada uma atitude positiva quanto à criação de um banco de células estaminais dentárias tendo em vista a regeneração de tecidos dentários.
The discovery of dental stem cells brought new perspectives regarding tissue engineeringand cell therapy, being a topic in constant update. Objectives: This questionnaire was developed with the aim of determining the level of knowledge, awareness and attitudes concerning the potential application of dental stem cells in dentistry in three groups: students, new graduates and dentists, as well as the interest in investing in training in the area. Materials and Methods: This online questionnaire, consisting of 23 closed questions, was made available on the Google Forms platform, during the month of February 2022. The results were represented in the form of graphs and their statistical analysis was performed. Results: 409 persons responded to the survey, being 200 students, 37 new graduates and 172 dentists, aged between 18 and 65 years old. Most students were not aware of the potential therapeutic applications of stem cells in dentistry, despite having heard about these therapies, unlike dentists who were mostly aware and apprehended this term. In the opinion of the respondents, the high cost inherent to the procedure was pointed out as the biggest obstacle for a patient to accept regenerative dental treatment with stem cells. Discussion/ Conclusions: The present study revealed a good level of knowledge of students, dentists and new graduates regarding the use of stem cells in dentistry. Most respondents mentioned interest or availability to receive training in regenerative dentistry and consider that the topic should be included in the undergraduate curriculum. There was also a positive attitude towards the creation of a dental stem cell bank with a view to the regeneration of dental tissues.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Células estaminais Médicos dentistas Estudantes Recém-Licenciados

Pedagogical Context

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