Repository logo
 
Publication

Experiências significativas de leitura no 2º CEB : representatividade e qualidade dos textos literários

dc.contributor.authorCustódio, Pedro Balaus
dc.date.accessioned2023-10-13T14:59:13Z
dc.date.available2023-10-13T14:59:13Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractAs atividades de leitura na sala de aula são reguladas pelos documentos programáticos que, para além de prescreverem os corpora de textos objeto de estudo, determinam as formas como eles devem fomentar diferentes competências de leitura e transmitir marcas de identidades históricas, culturais e literárias. No caso específico do 3º ciclo do Ensino Básico esse corpus está balizado pelas orientações contidas no programa, enquanto nos 1º e 2º Ciclos, essas sugestões são vertidas, entre outras fontes, a partir do acervo do Plano Nacional de Leitura. Todavia, os materiais didáticos que suportam o desenvolvimento das competências de leitura colocam em cena outros textos que ultrapassam as fronteiras do literário. A reflexão que propomos centra-se, exatamente, nestes dois aspetos: Serão todos os textos igualmente significativos para o desenvolvimento das competências neste âmbito, ou convirá lançar mão de dispositivos rigorosos de aferição e de triagem didática, uma vez que cada um deles cumpre um papel específico no seio das aprendizagens? A questão seguinte é, também ela, relevante, e prende-se com as diferenças entre as leituras escolarizadas e aquelas que, praticadas pelos alunos fora do campo pedagógico, entram numa esfera pessoal. Deverá essa leitura recreativa ser também orientada ou deveremos deixar aos alunos, sobretudo dos 2º e 3º ciclos de ensino, uma irrestrita liberdade de escolha? Atendendo a que cada texto proporciona horizontes de expectativas próprias e singulares, permitindo, por isso, oportunidades distintas de desenvolvimento de conhecimentos, competências e visões do mundo, deverão todos os textos serem objeto de leitura? Todos os textos serão, pois, bons textos?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47240
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.titleExperiências significativas de leitura no 2º CEB : representatividade e qualidade dos textos literáriospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage108pt_PT
oaire.citation.issuetemático: Português: Investigação e Ensinopt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleExedrapt_PT
person.familyNameBALAUS CUSTÓDIO
person.givenNamePEDRO
person.identifier.ciencia-id2A1D-C308-04AF
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication882e44ca-1ba5-4ca0-99bf-b00304ad226e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery882e44ca-1ba5-4ca0-99bf-b00304ad226e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
07-numero-tematico-2012.pdf
Size:
211.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: