Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A capacidade de guerra de minas da Marinha Portuguesa na proteção dos seus principais portos

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A dimensão marítima e a posição estratégica de Portugal, na convergência de algumas das principais rotas de comércio marítimo, alinhado com o fator de desenvolvimento económico que o transporte marítimo e os portos nacionais representam, torna evidente a necessidade de se assegurar a proteção e a segurança não só do tráfego que atravessa o espaço nacional, mas também dos portos e respetivos canais de acesso, uma vez que são suscetíveis a ameaças capazes de interromper o seu normal funcionamento. Assim, a mina marítima, devido ao seu potencial destrutivo e ao baixo custoconsubstancia uma ameaça quando colocada a hipótese, mesmo que remota, de ser empregue por organizações terroristas, tendo a capacidade de negar o uso do mar. Perante tal ameaça, torna-se imperativo dispor de uma capacidade de contramedidas de minas eficiente e eficaz, com a prontidão adequada para atuar sempre que necessário. Por outro lado, independentemente da capacidade que a Marinha Portuguesa possua, é necessário estudar as condições ambientais prevalecentes em cada porto nacional. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a capacidade da Marinha Portuguesa na realização de operações de contramedidas de minas nos principais portos nacionais. Após um enquadramento estratégico, a investigação encontra-se dividida em duas fases, iniciando-se com uma análise, segundo o conceito DOTMLPII (Doutrina, Organização, Treino, Material, Liderança, Pessoal, Infraestruturas e Interoperabilidade), da atual capacidade de contramedidas de minas da Marinha Portuguesa, com o intuito de compreender na integra em que estado se encontrava e que oportunidades de melhoria poderiam existir. A segunda fase consistiu numa caracterização dos fatores ambientais com impacto na referida capacidade, de modo a ser possível a avaliação da mesma no estudo caso do Porto de Lisboa.
The maritime dimension and the strategic position of Portugal, converging with some of the major maritime trade routes, aligned with the economic development factor that maritime transport and national ports represent, clarifying that is necessary to ensure protection and security, not only of traffic that crosses the national space, but also of ports and their access channels, as they are susceptible to threats which are capable of disrupting their normal functioning. Thus, the sea mine, due to its destructive potential and low cost, substantiates a threat when put to the hypothesis, even remote, to be employed by terrorist organizations, having the ability to deny the use of the sea. Facing such a threat, the existence of efficient and effective mine countermeasures is imperative, with the readiness needed to be used whenever necessary. On the other hand, regardless of the mine countermeasures capacity that the Portuguese Navy has, it is necessary to study the environmental conditions prevalent in every national port. This dissertation has as its main objective, the analysis of the capacity of Portuguese Navy in the realization of mine countermeasures operations in the main national ports. After a strategic framework, the research is divided in two phases, starting with an analysis, according to the DOTMLPFI concept (Doctrine, Organization, Training, Materiel, Leadership, Personnel, Facilities and Interoperability) of the current mine countermeasures capacity of the Portuguese Navy, with the intention of comprehending in its integrity in which state it found itself and what opportunities of improvement could exist. The second phase, consisted in a characterization of the environmental factors with impact on such capacity, so that it is possible to evaluate it in the study case of the Lisbon port.

Description

Keywords

Mina Marítima Sea Mine, Mine Countermeasures, Military Capacity, Minehunting Contramedidas de Minas Caça-minas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License