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Dimensões da aprendizagem em organizações

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Cristina
dc.contributor.authorFerreira, João
dc.date.accessioned2023-11-28T16:57:49Z
dc.date.available2023-11-28T16:57:49Z
dc.date.issued2023-07-27
dc.description.abstractO instrumento aplicado chama-se Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) ou Questionário das Dimensões da Organização que Aprende, originalmente proposto por Marsick e Watkins (2003) e é composto na sua versão completa, por 62 itens, sendo 43 distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem, 12 distribuídos pelas duas dimensões do desempenho organizacional e 7 relacionados com o tamanho da organização avaliada e o grau de instrução do inquirido. Por questões de validade discriminante e para facilitar a resposta ao protocolo por parte dos participantes, neste estudo, foi utilizada uma versão simplificada do DLOQ, o DLOQ-A, originalmente validada por Yang (2003). Esta versão é composta por 27 itens distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem e pelas duas dimensões do desempenho organizacional, utilizando apenas três itens por dimensão, totalizando 21 itens para a cultura de aprendizagem e seis para as dimensões de desempenho. Esta investigação visou adaptar e validar a escala de medida de cultura de aprendizagem e a sua relação com o desempenho em organizações portuguesas, tendo como objetivo estudar as propriedades psicométricas do DLOQ-A, numa amostra de trabalhadores portugueses. Utilizámos uma metodologia quantitativa, adotando um design de investigação transversal. A nossa amostra foi composta por uma amostra global de 1120 indivíduos, a qual, posteriormente, foi dividida em duas subamostras equitativas quanto ao número de participantes. Os nossos resultados indicam que existe evidência de: (a) validade fatorial, (b) validade convergente e (c) fidelidade. Segundo a classificação de Sharma (1996), os valores de consistência interna variaram entre o muito bom e o excelente. Relativamente à validade de critério, obtiveram-se os resultados esperados, à exceção da correlação entre a orientação externa e o empenhamento instrumental. Concluímos que a versão portuguesa do DLOQ tem uma excelente aceitabilidade, fiabilidade e validade na medição da Aprendizagem Organizacional.pt_PT
dc.identifier.tid203389174pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48117
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_PT
dc.subjectDimensões da aprendizagem em organizaçõespt_PT
dc.subjectCultura de aprendizagempt_PT
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_PT
dc.titleDimensões da aprendizagem em organizaçõespt_PT
dc.title.alternativeadaptação e validação do dimensions of the learning organization questionnaire (DLOQ) no contexto Portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT

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