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Dimensões da aprendizagem em organizações
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Cristina | |
dc.contributor.author | Ferreira, João | |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T16:57:49Z | |
dc.date.available | 2023-11-28T16:57:49Z | |
dc.date.issued | 2023-07-27 | |
dc.description.abstract | O instrumento aplicado chama-se Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) ou Questionário das Dimensões da Organização que Aprende, originalmente proposto por Marsick e Watkins (2003) e é composto na sua versão completa, por 62 itens, sendo 43 distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem, 12 distribuídos pelas duas dimensões do desempenho organizacional e 7 relacionados com o tamanho da organização avaliada e o grau de instrução do inquirido. Por questões de validade discriminante e para facilitar a resposta ao protocolo por parte dos participantes, neste estudo, foi utilizada uma versão simplificada do DLOQ, o DLOQ-A, originalmente validada por Yang (2003). Esta versão é composta por 27 itens distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem e pelas duas dimensões do desempenho organizacional, utilizando apenas três itens por dimensão, totalizando 21 itens para a cultura de aprendizagem e seis para as dimensões de desempenho. Esta investigação visou adaptar e validar a escala de medida de cultura de aprendizagem e a sua relação com o desempenho em organizações portuguesas, tendo como objetivo estudar as propriedades psicométricas do DLOQ-A, numa amostra de trabalhadores portugueses. Utilizámos uma metodologia quantitativa, adotando um design de investigação transversal. A nossa amostra foi composta por uma amostra global de 1120 indivíduos, a qual, posteriormente, foi dividida em duas subamostras equitativas quanto ao número de participantes. Os nossos resultados indicam que existe evidência de: (a) validade fatorial, (b) validade convergente e (c) fidelidade. Segundo a classificação de Sharma (1996), os valores de consistência interna variaram entre o muito bom e o excelente. Relativamente à validade de critério, obtiveram-se os resultados esperados, à exceção da correlação entre a orientação externa e o empenhamento instrumental. Concluímos que a versão portuguesa do DLOQ tem uma excelente aceitabilidade, fiabilidade e validade na medição da Aprendizagem Organizacional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203389174 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48117 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_PT |
dc.subject | Dimensões da aprendizagem em organizações | pt_PT |
dc.subject | Cultura de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Desempenho organizacional | pt_PT |
dc.title | Dimensões da aprendizagem em organizações | pt_PT |
dc.title.alternative | adaptação e validação do dimensions of the learning organization questionnaire (DLOQ) no contexto Português | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações | pt_PT |