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Com a realização deste estudo pretende-se, atentas as circunstâncias que caracterizam actualmente o ensino superior militar, avaliar, segundo os critérios de adequabilidade, exequibilidade e aceitabilidade, da pertinência da criação de uma carreira docente militar.
O método utilizado foi baseado na observação documental, procedendo-se a uma análise à legislação em vigor, bem como àquela que, decorrente dos trabalhos resultantes do ex-Conselho Coordenador do Ensino Superior Militar, se perspectiva para o ensino superior militar, considerando igualmente a evolução que a implementação do processo de Bolonha tem emprestado a esta matéria no contexto nacional.
Tentando percepcionar qual a situação existente em alguns países, procurou-se conhecer a evolução que o assunto tem conhecido em Espanha e nos Estado-Unidos, os quais reflectem uma aproximação conceptual à questão do ensino superior militar diferente.
Da análise que se levou a efeito, resulta clara a necessidade dos ramos desenvolverem estudos que, sem que percam a especificidade intrínseca a cada um deles, conduzam a uma integração justa, equilibrada e de qualidade, dos estabelecimentos de ensino superior militares no tecido universitário nacional de forma a assegurarem o lugar que lhes é devido na sociedade.
São também tecidas considerações e avançadas algumas conclusões relativas à carreira docente militar e quanto às suas implicações, o que inclui o relacionamento entre os que, sendo militares de carreira e conferindo-lhe uma alta prioridade, se encontram fortemente envolvidos nas questões militares e aqueles que sentem as Forças Armadas como uma extensão dos assuntos civis e com o que se designa, na generalidade, como administração pública.
Este estudo permitiu concluir pela desadequabilidade da criação de uma carreira docente militar. Abstract: This monographic work intends to determine the opportunity and the need to establish a lecturing military career. To achieve such goal, criteria of adequability, affordability and acceptability will be under the scope of this work as well as the circumstances that are ruling the higher education in the armed forces in the present days.
The method used for the present study was based on an empiric approach and in documental observation using the legislation in force as the main reference.
Furthermore, this study also reflects the foreseeable legislation currently under development, by the regenerated former Military High Educational Coordination Council for the military high education, resulting from the contribution given by the Bologna Process to this entire subject in a national context.
In order to understand the situation in some friendly countries, which have a different conceptual approach to the problem, a dedicated look at the evolution that the matter has known in Spain and United States of America, on present days, was done.
From the analyses that were conducted, it seems to be possible to identify the need for the different branches of the armed forces to develop a path that allows the high educational military establishments to be fully integrated in the national university system. This integration should be done in a fair, well-balanced and high quality way in order to hold the place in the community that they deserve.
Finally, considerations and conclusions related to the military career and its implications were established. The relationship between those who joint the armed forces, having a deep involvement and giving high priority to the military affairs, and those who see in the armed forces and its affairs some sort of extension of civilian matters, and what is designated public administration, have been assessed.
This study also concludes by the unadequability of establishing a lecturing military career.
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Bolonha Carreira Docente Carreira Militar Doutoramento Ensino Formação Função Licenciatura Mestrado Politécnico Universidade