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Fatores de sucesso e insucesso na venda: análise da gestão de vendas de uma empresa do setor do lazer

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Abstract(s)

A ambição do presente projeto é compreender quais os fatores que contribuem e/ou determinam o sucesso ou insucesso numa venda, especificamente no setor do lazer. Partindo desta premissa, foi efetuado um estudo de caso à gestão de vendas de uma empresa líder numa das áreas do sector. Através das informações apreendidas nas entrevistas exploratórias, questionário e na análise da performance da força de vendas, foi possível definir áreas de hipótese relativas aos fatores de sucesso e insucesso numa venda. Para compreender a relevância e significância destas áreas de hipótese, foi analisado o processo de venda da empresa e a técnica de venda usada pela força de vendas. Foi ainda analisado o estudo de mercado realizado aos clientes e prospetos da empresa. Compreender as constantes evoluções da natureza da relação cliente-comercial, representa a validação do pressuposto transformacional e de mutação comportamental do consumidor atual. Como tal, compete à gestão comercial repensar e redefinir estratégias que permitam o sucesso do negócio e a perenidade da empresa. A análise efetuada ao estudo de caso permitiu identificar algumas falhas, deficiências e áreas que potencialmente poderão ser desenvolvidas nos campos de atuação da empresa. Nesta base, foram detetadas oportunidades, identificadas propostas e sugeridas ações a desenvolver nesses âmbitos.
The ambition of this project is to understand which factors contribute and / or determine the success or failure of a sale, specifically in the leisure sector. Starting from this state, a case study was conducted to the sales management of a leading company in one of the sector’s areas. Through the information acknowledged in the exploratory interviews, questionnaire and analysis of the sales force performance, it was possible to define areas of hypothesis concerning the factors of success and failure in a sale. To understand the relevance and significance of these hypothesis areas, the process of selling used by the company and the selling technique used by the sales force were analyzed. It was also analyzed the market survey focussed in the customers and prospects of the company. Understanding the nature of the constant evolution of salesperson-client relationship is the validation of the assumption of the transformation and the changing of the consumer behaviour nowadays. It is a task for the sales management to rethink and redefine strategies for business success and sustainability of the company. This analysis allowed identifying some flaws, weaknesses and areas that could potentially be developed by the company. On this basis, we detected opportunities, identified proposals and suggested plans to develop in those areas.

Description

Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais Ramo de Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Keywords

Fatores de sucesso Fatores de insucesso Gestão comercial Relação cliente-comercial Força de vendas Processo de venda Success factors Failure factors Sales management Customer-salesperson relationship Sales force Sales process

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Ciências Empresariais

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