Repository logo
 
Publication

Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal

dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.authorGaudêncio, Ana Filipa Correia
dc.date.accessioned2022-04-01T13:06:14Z
dc.date.available2022-04-01T13:06:14Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractAs constantes mudanças nas sociedades atuais são verificadas no contexto escolar. Isso coloca aos/às professores/as novos e maiores desafios como criar ambientes de aprendizagem alternativos que satisfaçam as necessidades contínuas dos/as seus/suas discentes. Assim, «novas» propostas de ensino e de aprendizagem surgem em oposição à pedagogia normalizada, maioritariamente, transmissiva que ainda é uma prática frequente nas instituições de ensino do nosso País. São estas «novas» ideias pedagógicas que inspiram o presente trabalho de investigação-ação: uma proposta baseada na metodologia de trabalho por projetos. Uma metodologia ativa, centrada nos/as alunos/as e na qual estes/as assumem um papel de «meio» e não de «fim» na construção e no desenvolvimento de aprendizagens, conhecimentos e competências. Uma metodologia que vai ao encontro do que as propostas pedagógicas contemporâneas apontam: o/a aluno/aluna no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtor/a e produtor/a do seu próprio conhecimento. Neste contexto, o presente relatório procura analisar e refletir o trabalho desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal. Encontra-se dividido em duas partes fundamentais: (i) Enquadramento teórico, no qual se apresenta os conceitos teóricos que suportam a investigação, e (ii) Estudo Empírico, onde é apresentado o contexto no qual se desenvolveu a investigação, as opções metodológicas tomadas, os resultados obtidos e sua interpretação, tendo em conta o conhecimento do contexto e as perspetivas teóricas adequadas. Por fim, apresentam-se as considerações finais. A epígrafe do presente relatório assinala o desejo de contribuir para a diferenciação pedagógica, para a construção de conhecimentos significativos e para o desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro de cada aluno e cada aluna.pt_PT
dc.identifier.tid202981150pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40007
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMetodologia Ativapt_PT
dc.subjectTrabalho por Projetospt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectConstruçãopt_PT
dc.subjectDiferenciaçãopt_PT
dc.titleTrabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_GAUDENCIO.pdf
Size:
7.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format