Publication
Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
| dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
| dc.contributor.author | Gaudêncio, Ana Filipa Correia | |
| dc.date.accessioned | 2022-04-01T13:06:14Z | |
| dc.date.available | 2022-04-01T13:06:14Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.description.abstract | As constantes mudanças nas sociedades atuais são verificadas no contexto escolar. Isso coloca aos/às professores/as novos e maiores desafios como criar ambientes de aprendizagem alternativos que satisfaçam as necessidades contínuas dos/as seus/suas discentes. Assim, «novas» propostas de ensino e de aprendizagem surgem em oposição à pedagogia normalizada, maioritariamente, transmissiva que ainda é uma prática frequente nas instituições de ensino do nosso País. São estas «novas» ideias pedagógicas que inspiram o presente trabalho de investigação-ação: uma proposta baseada na metodologia de trabalho por projetos. Uma metodologia ativa, centrada nos/as alunos/as e na qual estes/as assumem um papel de «meio» e não de «fim» na construção e no desenvolvimento de aprendizagens, conhecimentos e competências. Uma metodologia que vai ao encontro do que as propostas pedagógicas contemporâneas apontam: o/a aluno/aluna no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtor/a e produtor/a do seu próprio conhecimento. Neste contexto, o presente relatório procura analisar e refletir o trabalho desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal. Encontra-se dividido em duas partes fundamentais: (i) Enquadramento teórico, no qual se apresenta os conceitos teóricos que suportam a investigação, e (ii) Estudo Empírico, onde é apresentado o contexto no qual se desenvolveu a investigação, as opções metodológicas tomadas, os resultados obtidos e sua interpretação, tendo em conta o conhecimento do contexto e as perspetivas teóricas adequadas. Por fim, apresentam-se as considerações finais. A epígrafe do presente relatório assinala o desejo de contribuir para a diferenciação pedagógica, para a construção de conhecimentos significativos e para o desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro de cada aluno e cada aluna. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202981150 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40007 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Metodologia Ativa | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho por Projetos | pt_PT |
| dc.subject | Mudança | pt_PT |
| dc.subject | Construção | pt_PT |
| dc.subject | Diferenciação | pt_PT |
| dc.title | Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
