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Authors
Abstract(s)
A crise da COVID-19 expôs a vulnerabilidade e a fraca resiliência das cadeias
globais de abastecimento. As pandemias são consideradas casos especiais de risco
nas cadeias de abastecimento por causarem perturbações a longo prazo, propagação
dessas perturbações e elevada incerteza. Algumas das perturbações mais
importantes são o tempo de espera, a velocidade de propagação da epidemia e a
duração da perturbação a montante e a jusante da cadeia de abastecimento.
Apresentam-se os resultados do estudo feito à relação existente entre a mobilidade
da população em seis setores de atividade específicos (mercearias e farmácias;
retalho e lazer; estações de transporte público; residencial; parques e locais de
trabalho) e a incidência de novos casos diários de infeção pela COVID-19 durante um
período de um ano.
Em primeiro lugar, fez-se um enquadramento teórico relativo a aspetos do
comportamento do consumidor em cenários de crise, como é uma pandemia, e
recolheu-se informação na literatura sobre os impactos da situação pandémica nos
setores de atividades para os quais se dispunha de dados para analisar. Em segundo
lugar, mostrou-se que a partir da análise das correlações entre a mobilidade
(presença) da população e o número de novos casos de infeção pela COVID-19 é
possível aferir as alterações vividas nas cadeias de abastecimento. Através das
correlações de Pearson, verificou-se a influência linear da COVID-19 nos setores de
atividade em estudo nos meses de julho de 2020 e janeiro de 2021, destacando a
influência linear positiva moderada dos casos de COVID-19 no setor residencial fruto
das consequências da pandemia no mês de janeiro de 2021.
Dos resultados obtidos, e através da utilização do teste não paramétrico de
Kruskal-Wallis, foi possível concluir que se rejeita a hipótese nula das medianas dos
setores de atividade em estudo serem iguais na cidade de Coimbra, Braga, região
Centro e Norte de Portugal, concluindo-se assim que o acesso aos setores de
atividade não foi igual em julho de 2020, caracterizado como o mês menos crítico da
pandemia, e janeiro de 2021, caracterizado como o mês mais crítico da pandemia.
Description
Keywords
Gestão da cadeia de abastecimento Mobilidade COVID-19 Pandemia Resiliência Setores de atividade