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Abstract(s)
O desenvolvimento de competências que permitem a obtenção do grau de Mestre e o título profissional de Enfermeiro Especialista é alcançado mediante um processo formativo que inclui um estágio profissional, no qual o estudante deve demonstrar que desenvolveu as capacidades e conhecimentos preconizados.
Neste sentido, iniciámos este percurso com a realização de um projeto de estágio no qual planeámos estratégias e atividades a desenvolver, tendo em conta a resolução de um problema previamente identificado. A área de interesse selecionada foi a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na prevenção de quedas na pessoa idosa.
O fenómeno da queda é um problema de saúde pública, com consequências graves a nível físico e psicológico, contribuindo para a diminuição da capacidade funcional da pessoa e, consequentemente da sua qualidade de vida. A nível institucional tem repercussões no aumento do tempo de internamento, dos encargos associados aos recursos humanos, materiais e exames complementares de diagnóstico.
Com a realização deste relatório pretendemos descrever e analisar a intervenção realizada durante o estágio, de modo a minimizar o efeito desta problemática e, desenvolver as competências preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino para a obtenção do grau de Mestre em articulação com as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
O referencial teórico utilizado para fundamentar a nossa atuação foi a Teoria das Consequências Funcionais, desenvolvida por Carol Miller. Na base desta teoria está a intervenção do enfermeiro com o objetivo de maximizar a capacidade funcional da pessoa, promovendo o bem-estar e qualidade de vida da pessoa.
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Keywords
Enfermagem em reabilitação Prevenção de acidentes Quedas