Repository logo
 
Publication

Ecommerce, uma nova forma de comprar: o caso da aquisição de artigos de moda

dc.contributor.advisorMarcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo
dc.contributor.authorMontenegro, Cristina Raquel Aires
dc.date.accessioned2022-01-05T15:56:32Z
dc.date.available2022-01-05T15:56:32Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNos dias de hoje, a Internet e as suas ferramentas fazem parte do dia-a-dia de cada um de nós enquanto seres em sociedade. O desenvolvimento tecnológico e a massificação da utilização da Internet deram origem a um crescimento exponencial do número de consumidores online, levando a um crescimento do volume de vendas com recurso às plataformas de comércio digital. O ecommerce tem vindo a beneficiar dos constantes upgrades das ferramentas tecnológicas, permitindo aos consumidores digitais a aquisição de produtos a uma escala global, ultrapassando, de forma fácil, barreiras geográficas e linguísticas, podendo comprar através de um simples click. No que diz respeito ao comércio electrónico, existe um leque de variáveis que influenciam e condicionam o sucesso das transacções comerciais. Na presente dissertação, foram estudadas algumas variáveis consideradas influenciadoras da aceitação do ecommerce como uma nova e segura forma de comprar artigos de moda. Desenvolveu-se um modelo conceptual e formularam-se dezassete hipóteses que foram testadas na parte empírica da dissertação, recorrendo a um inquérito por questionário com aplicação online, distribuído através de redes sociais e correio electrónico. Foi obtida uma amostra de 246 respondentes, recorrendo-se, em seguida, à análise factorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos no presente estudo permitem confirmar a importância e o impacto das variáveis estudadas no sucesso do ecommerce e das vendas de artigos de moda online. Variáveis como a autoconfiança, interesse por moda, inovação na moda, envolvimento com a decisão de compra, valor percebido, poupança de tempo, redução de custos, qualidade da informação, segurança, confiança e inovação tecnológica exercem vários tipos de influência sobre o ecommerce, nomeadamente na intenção de compra online de artigos de vestuário.pt_PT
dc.identifier.tid202839958pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38627
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComércio electrónicopt_PT
dc.subjectEcommercept_PT
dc.subjectAutoconfiançapt_PT
dc.subjectInteresse por modapt_PT
dc.subjectInovação na modapt_PT
dc.subjectValor percebidopt_PT
dc.subjectPoupança de tempopt_PT
dc.subjectRedução de custospt_PT
dc.subjectQualidade da informaçãopt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectInovação tecnológicapt_PT
dc.subjectEnvolvimento com a decisão de comprapt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.titleEcommerce, uma nova forma de comprar: o caso da aquisição de artigos de modapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cristina_Montenegro.pdf
Size:
3.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format