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Abstract(s)
Nos dias de hoje, a Internet e as suas ferramentas fazem parte do dia-a-dia de cada
um de nós enquanto seres em sociedade.
O desenvolvimento tecnológico e a massificação da utilização da Internet deram
origem a um crescimento exponencial do número de consumidores online, levando a um
crescimento do volume de vendas com recurso às plataformas de comércio digital.
O ecommerce tem vindo a beneficiar dos constantes upgrades das ferramentas
tecnológicas, permitindo aos consumidores digitais a aquisição de produtos a uma escala
global, ultrapassando, de forma fácil, barreiras geográficas e linguísticas, podendo
comprar através de um simples click.
No que diz respeito ao comércio electrónico, existe um leque de variáveis que
influenciam e condicionam o sucesso das transacções comerciais. Na presente
dissertação, foram estudadas algumas variáveis consideradas influenciadoras da aceitação
do ecommerce como uma nova e segura forma de comprar artigos de moda.
Desenvolveu-se um modelo conceptual e formularam-se dezassete hipóteses que
foram testadas na parte empírica da dissertação, recorrendo a um inquérito por
questionário com aplicação online, distribuído através de redes sociais e correio
electrónico. Foi obtida uma amostra de 246 respondentes, recorrendo-se, em seguida, à
análise factorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla.
Os resultados obtidos no presente estudo permitem confirmar a importância e o
impacto das variáveis estudadas no sucesso do ecommerce e das vendas de artigos de
moda online. Variáveis como a autoconfiança, interesse por moda, inovação na moda,
envolvimento com a decisão de compra, valor percebido, poupança de tempo, redução de
custos, qualidade da informação, segurança, confiança e inovação tecnológica exercem
vários tipos de influência sobre o ecommerce, nomeadamente na intenção de compra
online de artigos de vestuário.
Description
Keywords
Comércio electrónico Ecommerce Autoconfiança Interesse por moda Inovação na moda Valor percebido Poupança de tempo Redução de custos Qualidade da informação Segurança Confiança Inovação tecnológica Envolvimento com a decisão de compra Intenção de compra