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Ecommerce, uma nova forma de comprar: o caso da aquisição de artigos de moda

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Nos dias de hoje, a Internet e as suas ferramentas fazem parte do dia-a-dia de cada um de nós enquanto seres em sociedade. O desenvolvimento tecnológico e a massificação da utilização da Internet deram origem a um crescimento exponencial do número de consumidores online, levando a um crescimento do volume de vendas com recurso às plataformas de comércio digital. O ecommerce tem vindo a beneficiar dos constantes upgrades das ferramentas tecnológicas, permitindo aos consumidores digitais a aquisição de produtos a uma escala global, ultrapassando, de forma fácil, barreiras geográficas e linguísticas, podendo comprar através de um simples click. No que diz respeito ao comércio electrónico, existe um leque de variáveis que influenciam e condicionam o sucesso das transacções comerciais. Na presente dissertação, foram estudadas algumas variáveis consideradas influenciadoras da aceitação do ecommerce como uma nova e segura forma de comprar artigos de moda. Desenvolveu-se um modelo conceptual e formularam-se dezassete hipóteses que foram testadas na parte empírica da dissertação, recorrendo a um inquérito por questionário com aplicação online, distribuído através de redes sociais e correio electrónico. Foi obtida uma amostra de 246 respondentes, recorrendo-se, em seguida, à análise factorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos no presente estudo permitem confirmar a importância e o impacto das variáveis estudadas no sucesso do ecommerce e das vendas de artigos de moda online. Variáveis como a autoconfiança, interesse por moda, inovação na moda, envolvimento com a decisão de compra, valor percebido, poupança de tempo, redução de custos, qualidade da informação, segurança, confiança e inovação tecnológica exercem vários tipos de influência sobre o ecommerce, nomeadamente na intenção de compra online de artigos de vestuário.

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Comércio electrónico Ecommerce Autoconfiança Interesse por moda Inovação na moda Valor percebido Poupança de tempo Redução de custos Qualidade da informação Segurança Confiança Inovação tecnológica Envolvimento com a decisão de compra Intenção de compra

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