Publication
Capital psicológico, conflito trabalho família, satisfação no trabalho, depressão, ansiedade e stress:
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| dc.contributor.advisor | Silva, Catarina | |
| dc.contributor.author | Carapeto, Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-01T15:15:49Z | |
| dc.date.available | 2025-08-01T15:15:49Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-15 | |
| dc.description.abstract | O trabalho como profissional de educação é bastante complexo e exigente, envolvendo expectativas muitos altas em relação ao seu desempenho. Esta complexidade prende-se com a excessiva carga de trabalho, a pressão emocional, a interação com os estudantes, bem como com a necessidade equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais. Devido à necessidade de examinar esta temática de uma forma mais profunda, o presente trabalho procurou compreender de que forma os fatores relacionados ao capital psicológico – incluindo resiliência, autoeficácia, otimismo e esperança – se relacionam com os níveis de satisfação profissional, bem como com os níveis de depressão, ansiedade e stress nos profissionais de educação. Adicionalmente, procurou-se investigar de que forma o conflito trabalho-família e a satisfação profissional percebida medeiam estas relações. Para o efeito, aplicamos um questionário online a uma amostra de 78 profissionais de educação, com uma média de idades de cerca de 50 anos (M = 50,45, DP = 10,76). Foram utilizadas quatro escalas no questionário, nomeadamente, a Compound Psycocap Scale (Lorenzo et al., 2016), Copenhagan Psychosocial Questionnarie (Kristensen et al, 2000), Depression, Anxiety and Stress Scale (Lovibond & Lovibond, 1995) e Escala Satisfação Profissional (Lima et al., 1994). Este estudo confirma que existe uma relação entre o capital psicológico e a satisfação nos profissionais da educação, mas podemos também verificar que existem diferenças entre os técnicos e professores ao nível psicológico no que se refere ao conflito trabalho-família e na depressão, ansiedade e stress. Verifica-se a necessidade de se ampliar a investigação de modo a se conseguir compreender melhor o estado de saúde mental nos profissionais da educação, melhorando as condições de trabalho dos mesmos, de modo a conseguir-se uma melhoria da saúde dos profissionais, evitando que fiquem com depressão, ansiedade e stress. | por |
| dc.identifier.tid | 203977769 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58320 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Capital psicológico | |
| dc.subject | Conflito trabalho-família | |
| dc.subject | Estado emocional | |
| dc.subject | Satisfação no trabalho | |
| dc.subject | Educação | |
| dc.title | Capital psicológico, conflito trabalho família, satisfação no trabalho, depressão, ansiedade e stress: | por |
| dc.title.alternative | estado da saúde mental nos profissionais da educação | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
