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Capital psicológico, conflito trabalho família, satisfação no trabalho, depressão, ansiedade e stress:

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Abstract(s)

O trabalho como profissional de educação é bastante complexo e exigente, envolvendo expectativas muitos altas em relação ao seu desempenho. Esta complexidade prende-se com a excessiva carga de trabalho, a pressão emocional, a interação com os estudantes, bem como com a necessidade equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais. Devido à necessidade de examinar esta temática de uma forma mais profunda, o presente trabalho procurou compreender de que forma os fatores relacionados ao capital psicológico – incluindo resiliência, autoeficácia, otimismo e esperança – se relacionam com os níveis de satisfação profissional, bem como com os níveis de depressão, ansiedade e stress nos profissionais de educação. Adicionalmente, procurou-se investigar de que forma o conflito trabalho-família e a satisfação profissional percebida medeiam estas relações. Para o efeito, aplicamos um questionário online a uma amostra de 78 profissionais de educação, com uma média de idades de cerca de 50 anos (M = 50,45, DP = 10,76). Foram utilizadas quatro escalas no questionário, nomeadamente, a Compound Psycocap Scale (Lorenzo et al., 2016), Copenhagan Psychosocial Questionnarie (Kristensen et al, 2000), Depression, Anxiety and Stress Scale (Lovibond & Lovibond, 1995) e Escala Satisfação Profissional (Lima et al., 1994). Este estudo confirma que existe uma relação entre o capital psicológico e a satisfação nos profissionais da educação, mas podemos também verificar que existem diferenças entre os técnicos e professores ao nível psicológico no que se refere ao conflito trabalho-família e na depressão, ansiedade e stress. Verifica-se a necessidade de se ampliar a investigação de modo a se conseguir compreender melhor o estado de saúde mental nos profissionais da educação, melhorando as condições de trabalho dos mesmos, de modo a conseguir-se uma melhoria da saúde dos profissionais, evitando que fiquem com depressão, ansiedade e stress.

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Capital psicológico Conflito trabalho-família Estado emocional Satisfação no trabalho Educação

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