Repository logo
 
Publication

Centros comerciais enquanto parques temáticos: um preconceito da arquitectura sobre realidades forjadas para o consumo

dc.contributor.advisorFerreira, Joana Rita Pedro
dc.contributor.authordos Reis, Cláudia Filipa Lopes Gomes Jorge Campos
dc.date.accessioned2016-12-15T00:33:10Z
dc.date.available2016-12-15T00:33:10Z
dc.date.issued2013-12-16
dc.description.abstractOs centros comerciais têm vindo a disseminar-se pelos territórios, reflexo de uma crescente procura pelos consumidores. Para alguns autores, a atração a estes está ligada à replicação da oferta comercial dos centros das cidades, mas com um controlo das variáveis atmosféricas, e um aumento do conforto para quem faz compras. A evolução da arquitetura destes, e da sua composição interior, conduz a questões sobre a autenticidade versus artificialidade que, em último caso, levam à semântica sobre o que é autêntico (socialmente visto como bom), e o que é falso (socialmente mal visto). (Gottdiener, 1995; Dovey, 1999) Este olhar sobre o que é bom, e o que é mau, a condenação que transpira da crítica da arquitetura, bloqueou a análise de questões pertinentes relacionadas com a conceção dos centros comercias. São algumas destas questões que pretendemos apresentar com este trabalho. Os argumentos de Beatriz Colomina relativamente ao poder da imagem, são o ponto de partida para analisar o fenómeno dos centros comerciais, a sua arquitetura e, sobretudo, o profuso recurso dos mesmos a símbolos e temáticas. Para a compreensão da utilização de componentes cénicas e temáticas nos centros comerciais, analisamo-los em algumas das suas dimensões e, posteriormente, observamo-los, em concreto. Procura-se, assim, entender sobre uma aparente inevitabilidade da utilização da informação cénica nos espaços comerciais.pt_PT
dc.description.abstractShopping malls have been spread across the territory, reflecting a growing demand by consumers. For some authors, the attraction for these is linked to the replication of the commercial supply of city centers, but with a control of atmospheric variables, and increased comfort for the consumers. The evolution of the architecture of shopping centres, and its interior composition, leads to questions of authenticity versus artificiality that, ultimately, point to the semantics of what is authentic (socially seen as good), and what is false (socially frowned upon) (Gottdiener , 1995; Dovey, 1999). This look through what is good and what is bad, the conviction that exudes from the critique of architecture inhibited the emergence of relevant issues related to the design of shopping centers. These are some questions that we intend to present this work. ii Beatriz Colomina 's arguments concerning the power of image, are the starting point to analyze the phenomenon of shopping centers, its architecture and, especially, the profuse use of symbols and themes. To understand the use of scenic and thematic components in shopping centres, we looked at them in some of their dimensions and those are, subsequently, observed in detail. We want to understand about the apparent inevitability of the use of scenic information in commercial spaces.pt_PT
dc.identifier.other201070332
dc.identifier.tid201070332pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16818
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCentros comerciaispt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectCenáriospt_PT
dc.subjectTematizaçãopt_PT
dc.subjectShopping centerspt_PT
dc.subjectArchitecturept_PT
dc.subjectThemingpt_PT
dc.subjectSceneriespt_PT
dc.titleCentros comerciais enquanto parques temáticos: um preconceito da arquitectura sobre realidades forjadas para o consumopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameArquitecturapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_ Cláudia Campos.pdf
Size:
8.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: