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Abstract(s)
O parque escolar público tem vindo a ser objeto de investimentos significativos de renovação e melhoramento das infraestruturas. A recente regulamentação da qualidade do ar interior tornou-se uma exigência nos edifícios escolares levando a alterações no modo de ventilar as salas de aula, nomeadamente pela adoção de sistemas mecânicos de ventilação e climatização. Para as equipas gestoras escolares, muitas vezes desconhecedoras da importância da qualidade do ar e a braços com severas reduções orçamentais, a ventilação constitui um sorvedouro de recursos difícil de justificar. Importa, portanto, compreender formas de cumprir a regulamentação, assegurar a qualidade do ar e minimizar o custo de exploração dos sistemas de ventilação. Após a contextualização das grandes obras públicas em edifícios escolares concentra-se a atenção numa escola reabilitada pela Parque Escolar. Define-se uma sala de aula tipo e define-se sistemas de climatização com 100% de ar novo e caudal de ar constante (DOAS-CAV) ou caudal de ar variável e controlo de concentração de CO2 (DOAS-DCV). Modelam-se numericamente os conjuntos sala de aula tipo com: ventilação natural, sistema DOAS-DCV e sistema DOAS-CAV. Procede-se a estudos de validação dos modelos desenvolvidos. Apresentam-se resultados de desempenho dos três conjuntos. Concluem-se vantagens e desvantagens do sistema DOAS-DCV. Critica-se a exequibilidade de ventilar naturalmente salas de aula, face à atual legislação.
Description
Dissertação de Mestrado em Energia
Keywords
Climatização Controlo Dióxido de carbono Qualidade do ar interior Escola Sala de aula Simulação energética de edifícios EnergyPlus ME
Citation
Publisher
Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal