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Authors
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Abstract(s)
O parque escolar pĆŗblico tem vindo a ser objeto de investimentos significativos de renovaĆ§Ć£o e melhoramento das infraestruturas. A recente regulamentaĆ§Ć£o da qualidade do ar interior tornou-se uma exigĆŖncia nos edifĆcios escolares levando a alteraƧƵes no modo de ventilar as salas de aula, nomeadamente pela adoĆ§Ć£o de sistemas mecĆ¢nicos de ventilaĆ§Ć£o e climatizaĆ§Ć£o. Para as equipas gestoras escolares, muitas vezes desconhecedoras da importĆ¢ncia da qualidade do ar e a braƧos com severas reduƧƵes orƧamentais, a ventilaĆ§Ć£o constitui um sorvedouro de recursos difĆcil de justificar. Importa, portanto, compreender formas de cumprir a regulamentaĆ§Ć£o, assegurar a qualidade do ar e minimizar o custo de exploraĆ§Ć£o dos sistemas de ventilaĆ§Ć£o. ApĆ³s a contextualizaĆ§Ć£o das grandes obras pĆŗblicas em edifĆcios escolares concentra-se a atenĆ§Ć£o numa escola reabilitada pela Parque Escolar. Define-se uma sala de aula tipo e define-se sistemas de climatizaĆ§Ć£o com 100% de ar novo e caudal de ar constante (DOAS-CAV) ou caudal de ar variĆ”vel e controlo de concentraĆ§Ć£o de CO2 (DOAS-DCV). Modelam-se numericamente os conjuntos sala de aula tipo com: ventilaĆ§Ć£o natural, sistema DOAS-DCV e sistema DOAS-CAV. Procede-se a estudos de validaĆ§Ć£o dos modelos desenvolvidos. Apresentam-se resultados de desempenho dos trĆŖs conjuntos. Concluem-se vantagens e desvantagens do sistema DOAS-DCV. Critica-se a exequibilidade de ventilar naturalmente salas de aula, face Ć atual legislaĆ§Ć£o.
Description
DissertaĆ§Ć£o de Mestrado em Energia
Keywords
ClimatizaĆ§Ć£o Controlo DiĆ³xido de carbono Qualidade do ar interior Escola Sala de aula SimulaĆ§Ć£o energĆ©tica de edifĆcios EnergyPlus ME
Citation
Publisher
Escola Superior de Tecnologia do Instituto PolitĆ©cnico de SetĆŗbal