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Este relatório final surgiu no contexto de um percurso de formação no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II. Este resulta de um estudo sobre as perspetivas das crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do brincar e tem como objetivos atribuir-lhes um papel verdadeiramente participativo e compreender se as suas perceções variam tendo em conta os diferentes contextos educativos.
Tomando como linha de orientação conceções que valorizam a criança como sujeito ativo, este estudo procura dar-lhes voz sobre uma das suas realidades vividas. Sendo as crianças as protagonistas do brincar, foram ouvidas as suas perspetivas através de entrevistas e da metodologia da Abordagem de Mosaico (Clark, 2005), com o objetivo de contribuir para a atualização do estado da arte da área da educação.
Os dados obtidos foram tratados através da teoria emergente Grounded Theory (Glaser e Strauss, 1967), que permitiu dar resposta a quatro questões surgidas no decorrer dos estágios de prática educativa. As conclusões obtidas permitiram entender que existem diferentes perspetivas das crianças sobre o que é brincar, que estas distinguem a atividade do brincar de outras ações e que existe uma grande diversidade de ideias no que respeita ao espaço e tempo para brincar.
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Perspetiva da Criança Brincar Abordagem Mosaico