Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_RITA_MACHADO.pdf3.55 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este relatório final surgiu no contexto de um percurso de formação no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II. Este resulta de um estudo sobre as perspetivas das crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do brincar e tem como objetivos atribuir-lhes um papel verdadeiramente participativo e compreender se as suas perceções variam tendo em conta os diferentes contextos educativos. Tomando como linha de orientação conceções que valorizam a criança como sujeito ativo, este estudo procura dar-lhes voz sobre uma das suas realidades vividas. Sendo as crianças as protagonistas do brincar, foram ouvidas as suas perspetivas através de entrevistas e da metodologia da Abordagem de Mosaico (Clark, 2005), com o objetivo de contribuir para a atualização do estado da arte da área da educação. Os dados obtidos foram tratados através da teoria emergente Grounded Theory (Glaser e Strauss, 1967), que permitiu dar resposta a quatro questões surgidas no decorrer dos estágios de prática educativa. As conclusões obtidas permitiram entender que existem diferentes perspetivas das crianças sobre o que é brincar, que estas distinguem a atividade do brincar de outras ações e que existe uma grande diversidade de ideias no que respeita ao espaço e tempo para brincar.

Description

Keywords

Perspetiva da Criança Brincar Abordagem Mosaico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue