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A importância da formação dos cuidares formais na prestação de cuidados a pessoas idosas com demência

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorAndrade, Maria Cláudia Perdigão Silva Mendes, 1971-
dc.contributor.authorRosa, Mariana Rodrigues da
dc.date.accessioned2025-10-30T12:32:30Z
dc.date.available2025-10-30T12:32:30Z
dc.date.issued2025-07-21
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu analisar o impacto da formação contínua na área da demência junto de cuidadores formais de cinco instituições localizadas em diferentes contextos geográficos (rurais, periurbanos e urbanos), com um total de 82 participantes. Através de uma metodologia qualitativa, centrada em questionários sociodemográficos e de satisfação, os dados revelaram uma valorização globalmente positiva da ação formativa, evidenciada por médias superiores a 4,6 na escala de Likert e por avaliações qualitativas que destacam a relevância dos conteúdos, a clareza da exposição e o contributo prático para o desempenho profissional. Apesar dos resultados encorajadores, identificaram-se limitações no acesso à formação, sobretudo entre os profissionais com funções operacionais e em contextos menos favorecidos. O estudo reforça a importância de políticas institucionais que promovam a equidade formativa, com impacto direto na qualidade dos cuidados prestados a pessoas com demência. Contribuiu assim para o aprofundamento do conhecimento científico sobre a formação de cuidadores formais, propondo recomendações para uma maior eficácia e abrangência das ações formativas neste setorpor
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the impact of continuous training in the field of dementia among formal caregivers from five institutions located in different geographical contexts (rural, peri-urban, and urban), totaling 82 participants. Using a qualitative methodology, based on sociodemographic and satisfaction questionnaires, the data revealed a generally positive evaluation of the training sessions, evidenced by average scores above 4.6 on the Likert scale and qualitative assessments highlighting the relevance of the content, clarity of delivery, and practical contribution to professional performance. Despite these encouraging results, limitations in access to training were identified, particularly among professionals with operational roles and those in less advantaged contexts. The study reinforces the importance of institutional policies that promote equitable access to training, with a direct impact on the quality of care provided to people with dementia. Thus, it contributes to the advancement of scientific knowledge regarding the training of formal caregivers, offering recommendations to enhance the effectiveness and reach of future training initiatives in this sector.eng
dc.identifier.tid203999495
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59467
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectdemência
dc.subjectcuidadores formais
dc.subjectformação contínua
dc.subjectinstituições sociais
dc.subjectenvelhecimento
dc.subjectdementia
dc.subjectformal caregivers
dc.subjectcontinuous training
dc.subjectsocial institutions
dc.subjectaging
dc.titleA importância da formação dos cuidares formais na prestação de cuidados a pessoas idosas com demênciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gerontologia Social

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