Publication
A importância da formação docente para inclusão das crianças com necessidades educacionais específicas nos anos iniciais do ensino fundamental
| dc.contributor.advisor | Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961- | |
| dc.contributor.author | Bezerra, Maria de Jesus Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-27T09:40:00Z | |
| dc.date.available | 2022-10-27T09:40:00Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.description.abstract | A presente dissertação teve como objetivo discutir sobre a importância da formação docente na inclusão da pessoa com NE no contexto escolar nas séries inicias do município de Monção, Maranhão, Brasil. Para tanto, adotou-se um desenho do tipo pesquisa-ação, de cunho qualitativo do tipo descritivo-exploratório, com coorte transversal e amostra não-probabilística por conveniência. O referido estudo se divide em duas fases: na primeira fase ocorreu a coleta de dados individualmente; por conseguinte, após a análise dos dados, realizou-se uma intervenção e em seguida a coleta de dados após a intervenção. Os dados obtidos por meio dos questionários foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do programa IBM SPSS, enquanto as entrevistas foram analisadas por meio do software IRaMuTeQ, o qual realizou a análise de Classificação Hierárquica Descendente. Verificou-se que os participantes apresentavam um conhecimento sobre inclusão pautado no senso comum e práticas inclusivas que se orientavam de modo intuitivo, bem como careciam de formação em educação inclusiva. Assim, realizou-se uma formação sobre inclusão educacional, a qual possibilitou aos participantes um conhecimento mais sólido sobre a inclusão e maior segurança no manejo com alunos com deficiência ou NE, possibilitando uma prática inclusiva mais concreta na escola. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com políticas educacionais voltadas para a formação docente em inclusão educacional e que se possa ter um novo olhar sobre a importância da inclusão na escola. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203084969 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42062 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Formação Docente | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Práticas Inclusivas | pt_PT |
| dc.title | A importância da formação docente para inclusão das crianças com necessidades educacionais específicas nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
