Repository logo
 
Publication

A importância da formação docente para inclusão das crianças com necessidades educacionais específicas nos anos iniciais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorNeves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-
dc.contributor.authorBezerra, Maria de Jesus Oliveira
dc.date.accessioned2022-10-27T09:40:00Z
dc.date.available2022-10-27T09:40:00Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo discutir sobre a importância da formação docente na inclusão da pessoa com NE no contexto escolar nas séries inicias do município de Monção, Maranhão, Brasil. Para tanto, adotou-se um desenho do tipo pesquisa-ação, de cunho qualitativo do tipo descritivo-exploratório, com coorte transversal e amostra não-probabilística por conveniência. O referido estudo se divide em duas fases: na primeira fase ocorreu a coleta de dados individualmente; por conseguinte, após a análise dos dados, realizou-se uma intervenção e em seguida a coleta de dados após a intervenção. Os dados obtidos por meio dos questionários foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do programa IBM SPSS, enquanto as entrevistas foram analisadas por meio do software IRaMuTeQ, o qual realizou a análise de Classificação Hierárquica Descendente. Verificou-se que os participantes apresentavam um conhecimento sobre inclusão pautado no senso comum e práticas inclusivas que se orientavam de modo intuitivo, bem como careciam de formação em educação inclusiva. Assim, realizou-se uma formação sobre inclusão educacional, a qual possibilitou aos participantes um conhecimento mais sólido sobre a inclusão e maior segurança no manejo com alunos com deficiência ou NE, possibilitando uma prática inclusiva mais concreta na escola. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com políticas educacionais voltadas para a formação docente em inclusão educacional e que se possa ter um novo olhar sobre a importância da inclusão na escola.pt_PT
dc.identifier.tid203084969pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42062
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação Docentept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPráticas Inclusivaspt_PT
dc.titleA importância da formação docente para inclusão das crianças com necessidades educacionais específicas nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARIA_BEZERRA.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: