Repository logo
 
Publication

Literatura infantil e práticas para a promoção da educação intercultural na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.advisorMendes, Teresa
dc.contributor.authorLeão, Maria do Rosário Vaz
dc.date.accessioned2018-07-24T10:26:28Z
dc.date.available2018-07-24T10:26:28Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.description.abstractA Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica na vida da criança, pelo que é importante que se reflita sobre temáticas que cada vez estão mais presentes neste contexto, como a interculturalidade. O aumento da diversidade de culturas presente na nossa sociedade e, por sua vez, no jardim-de-infância, deve ser uma preocupação dos agentes educativos, refletindo sobre esta realidade e adotando medidas que promovam a integração destas crianças de forma positiva no ambiente educativo. Sendo a literatura infantil um dos grandes aliados no desenvolvimento das crianças, optámos por socorrermo-nos das suas potencialidades para a exploração desta temática. O livro é uma janela para o mundo, que possibilita à criança viajar e conhecê-lo, através da magia que transporta nas suas histórias. Neste sentido, ao longo da nossa Prática e Intervenção Supervisionada desenvolvemos atividades e proporcionámos momentos de partilha de ideias com o objetivo de promover a Educação Intercultural através da literatura infantil. Apesar do presente relatório se centrar na literatura infantil, tentámos também dar respostas a todas as áreas de conteúdo que as OCEPE apresentam.pt_PT
dc.description.abstractPre-school Education is the first stage of basic education in children’s lives, so it is important to reflect on topics that are progressively present in this approach, such as interculturality. The increase in the diversity of cultures nowaday in our society and, focusing, in kindergarden, should be a concern of educational agentes to reflect on this reality and to adopt measures that promote the integration of this children in a positive way in the educational environment. Since children's literature is one of the greatest allies in the development of children, we have chosen to benefit with their potencial for exploring this theme. Books are windows into the world, which enables the child to travel and experience it, through the magic books carry in their stories. This way, throughout our Practice and Supervised Intervention, we developed activities and provide moments of sharing ideas to put forward Intercultural Education through children’s literature. Although this report focuses on children's literature, we have also attempted to provide answers to all the content areas that OCEPE behold.pt_PT
dc.identifier.tid201953722pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23372
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectliteratura infantilpt_PT
dc.subjecteducação interculturalpt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subjectchildren's literaturept_PT
dc.subjectintercultural educationpt_PT
dc.titleLiteratura infantil e práticas para a promoção da educação intercultural na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Maria Leão, 16056, Relatório Final, 2018.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: