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- Componente genético da doença coronária e interação com os fatores de risco tradicionaisPublication . Pereira, Andreia
- Plano individual de trabalho: um instrumento de avaliação em participaçãoPublication . Rodrigues, Jéssica Ribeiro; Marchão, AméliaEste relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) visa salientar a importância da Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagens da criança, em contexto Pré-escolar, reconhecendo-a como ferramenta crucial na profissão de Educador de Infância. Durante o desenvolvimento deste trabalho focamo-nos no Modelo Curricular Movimento Escola Moderna e num instrumento específico de Avaliação em Participação, o Plano Individual de Trabalho (PIT), instrumento utilizado diariamente pelas crianças da sala de atividades onde desenvolvemos a PES em jardim de infância, e que observámos contribuir para a sua autonomia. Este instrumento é parte da documentação da criança, logo ponto de avaliação do educador, fornecendo-lhe dados para uma avaliação mais contextualizada. O PIT, como instrumento de Avaliação em Participação, valoriza a autonomia da criança, auxiliando-a a organizar o seu quotidiano segundo os seus interesses e funciona também como instrumento de autoavaliação. No contexto da investigação-ação que desenvolvemos integrámos o PIT nas atividades diárias, dando sequência à prática pedagógica da responsabilidade da educadora cooperante e passámos a utilizá-lo mensalmente, configurando-o também como um instrumento sistematizador das escolhas e decisões das crianças, favorecendo a sua autoavaliação. Ainda, para entender as conceções das educadoras sobre a avaliação integrámos no nosso projeto as suas “vozes” recolhidas a partir de um inquérito por questionário e percebeu-se a importância que lhe atribuem, bem como se percebeu a dificuldade e as dúvidas que a avaliação ainda suscita.
- Literatura infantil e práticas para a promoção da educação intercultural na Educação Pré-EscolarPublication . Leão, Maria do Rosário Vaz; Mendes, TeresaA Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica na vida da criança, pelo que é importante que se reflita sobre temáticas que cada vez estão mais presentes neste contexto, como a interculturalidade. O aumento da diversidade de culturas presente na nossa sociedade e, por sua vez, no jardim-de-infância, deve ser uma preocupação dos agentes educativos, refletindo sobre esta realidade e adotando medidas que promovam a integração destas crianças de forma positiva no ambiente educativo. Sendo a literatura infantil um dos grandes aliados no desenvolvimento das crianças, optámos por socorrermo-nos das suas potencialidades para a exploração desta temática. O livro é uma janela para o mundo, que possibilita à criança viajar e conhecê-lo, através da magia que transporta nas suas histórias. Neste sentido, ao longo da nossa Prática e Intervenção Supervisionada desenvolvemos atividades e proporcionámos momentos de partilha de ideias com o objetivo de promover a Educação Intercultural através da literatura infantil. Apesar do presente relatório se centrar na literatura infantil, tentámos também dar respostas a todas as áreas de conteúdo que as OCEPE apresentam.
- The e-ASTROGAM gamma-ray space observatory for the multimessenger astronomy of the 2030sPublication . e-ASTROGAM collaboration (77 authors); De Angelis, A.; Curado da Silva, R.M.e-ASTROGAM is a concept for a breakthrough observatory space mission carrying a γ-ray telescope dedicated to the study of the non-thermal Universe in the photon energy range from 0.15 MeV to 3 GeV. The lower energy limit can be pushed down to energies as low as 30 keV for gamma-ray burst detection with the calorimeter. The mission is based on an advanced space-proven detector technology, with unprecedented sensitivity, angular and energy resolution, combined with remarkable polarimetric capability. Thanks to its performance in the MeV–GeV domain, substantially improving its predecessors, e-ASTROGAM will open a new window on the non-thermal Universe, making pioneering observations of the most powerful Galactic and extragalactic sources, elucidating the nature of their relativistic outflows and their effects on the surroundings. With a line sensitivity in the MeV energy range one to two orders of magnitude better than previous and current generation instruments, e-ASTROGAM will determine the origin of key isotopes fundamental for the understanding of supernova explosion and the chemical evolution of our Galaxy. The mission will be a major player of the multiwavelength, multimessenger time-domain astronomy of the 2030s, and provide unique data of significant interest to a broad astronomical community, complementary to powerful observatories such as LISA, LIGO, Virgo, KAGRA, the Einstein Telescope and the Cosmic Explorer, IceCube-Gen2 and KM3NeT, SKA, ALMA, JWST, E-ELT, LSST, Athena, and the Cherenkov Telescope Array.