Publication
Autores e ilustradores:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Marlene | |
dc.contributor.author | Almeida, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T18:20:04Z | |
dc.date.available | 2021-05-18T18:20:04Z | |
dc.date.issued | 2021-02-04 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo compreender o que leva as crianças a procurarem adquirir conhecimentos de leitura e de escrita antes do ensino formal. Para a realização deste estudo foi adotada uma metodologia de investigação-ação que recaiu sobre o projeto de intervenção “Autores e Ilustradores” desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças heterogéneo, entre os três e os seis anos de idade. De forma a garantir uma análise do projeto de intervenção e conhecer a opinião da educadora cooperante, acerca do principal objetivo da investigação, realizou-se uma entrevista semiestruturada. Durante a prática, foram tomadas várias notas de campo face às funcionalidades da leitura e da escrita, realçando que as crianças já possuem conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita antes do ensino formal, os quais advêm das experiências e dos estímulos a que as crianças estão expostas no seu dia a dia. Os resultados deste estudo indicam, que as crianças mesmo ainda antes do ensino formal, constroem diferentes conceções sobre a linguagem escrita, questionando-se e colocando hipóteses acerca do escrito, das suas funções, características e as ligações com a linguagem oral. Esta investigação permitiu aprofundar os conhecimentos acerca de como os educadores e professores devem encarar a literacia na primeira infância. Permitiu, também, compreender que o desenvolvimento da literacia depende das práticas do educador, na medida em que este se constitui como mediador entre as crianças e o seu objeto de conhecimento, neste caso a leitura e a escrita. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202725960 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36525 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Conceções | pt_PT |
dc.subject | Literacia emergente | pt_PT |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_PT |
dc.title | Autores e ilustradores: | pt_PT |
dc.title.alternative | conceções e atividades de leitura e de escrita das crianças em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1