Repository logo
 
Publication

Autores e ilustradores:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Marlene
dc.contributor.authorAlmeida, Catarina
dc.date.accessioned2021-05-18T18:20:04Z
dc.date.available2021-05-18T18:20:04Z
dc.date.issued2021-02-04
dc.description.abstractO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo compreender o que leva as crianças a procurarem adquirir conhecimentos de leitura e de escrita antes do ensino formal. Para a realização deste estudo foi adotada uma metodologia de investigação-ação que recaiu sobre o projeto de intervenção “Autores e Ilustradores” desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças heterogéneo, entre os três e os seis anos de idade. De forma a garantir uma análise do projeto de intervenção e conhecer a opinião da educadora cooperante, acerca do principal objetivo da investigação, realizou-se uma entrevista semiestruturada. Durante a prática, foram tomadas várias notas de campo face às funcionalidades da leitura e da escrita, realçando que as crianças já possuem conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita antes do ensino formal, os quais advêm das experiências e dos estímulos a que as crianças estão expostas no seu dia a dia. Os resultados deste estudo indicam, que as crianças mesmo ainda antes do ensino formal, constroem diferentes conceções sobre a linguagem escrita, questionando-se e colocando hipóteses acerca do escrito, das suas funções, características e as ligações com a linguagem oral. Esta investigação permitiu aprofundar os conhecimentos acerca de como os educadores e professores devem encarar a literacia na primeira infância. Permitiu, também, compreender que o desenvolvimento da literacia depende das práticas do educador, na medida em que este se constitui como mediador entre as crianças e o seu objeto de conhecimento, neste caso a leitura e a escrita.pt_PT
dc.identifier.tid202725960pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36525
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectLeitura e escritapt_PT
dc.titleAutores e ilustradores:pt_PT
dc.title.alternativeconceções e atividades de leitura e de escrita das crianças em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Catarina Almeida.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format