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Gerontologia educativa: a educação como mecanismo capaz de conceber empowerment à pessoa idosa

datacite.subject.fosGerontologia socialpt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Sidalina
dc.contributor.authorBaptista, Simone Nogueira
dc.date.accessioned2018-07-03T15:48:58Z
dc.date.available2018-07-03T15:48:58Z
dc.date.issued2018-04-20
dc.date.submitted2018-03
dc.description.abstractNovos desafios de investigação e de intervenção social gerontológica emergem, inscritos num paradigma que defende o envelhecimento ativo, devido à heterogeneidade das formas de envelhecer que, hoje, também se caracterizam pela crescente escolaridade dos idosos jovens que estão nas primeiras etapas da condição de reformados. Esta nova população caracterizada por níveis de escolaridade mais elevados procura estruturas sociais que lhes permitam satisfazer as suas necessidades de cultura e educação, realçando a importância da aprendizagem ao longo da vida como pilar do envelhecimento ativo. O objetivo deste estudo é perceber se a educação numa universidade sénior que concretiza a ideia da aprendizagem ao longo da vida, pode ser um mecanismo capaz de conceber empowerment ao idoso ou de o manter. Importa para a condução teórica desta investigação compreender a gerontologia educativa que se preocupa com aspetos educativos direcionadas para a população idosa. Assim, e de forma a alcançar o objectivo proposto, procedeu-se primeiramente à construção de um modelo de análise que comporta a problemática teórica centrada essencialmente nos conceitos de gerontologia educativa e de empowerment, cuja tradição literal significa mais poder e que integra diversas variáveis que interessam estudar: autonomia, sociabilidades, resolução de problemas, envolvimento na sociedade, autoestima/bem-estar e estímulo intelectual. O método privilegiado para a recolha de informação foi a análise intensiva, destacando-se a recolha de informação qualitativa pro meio de entrevista semiestruturada a um grupo de 13 idosos com frequência superior a um ano numa universidade sénior. Foi realizada uma análise de conteúdo temática que nos permitiu identificar as categorias que emergiam do corpus de análise que as questões de resposta aberta constituíam. Os resultados e análise demonstraram que a maioria dos idosos são indivíduos com instrução universitária, sendo que das 6 dimensões de empowerment analisadas, três (sociabilidades, autoestima, estímulo intelectual) tiveram melhorias após a entrada na universidade sénior, enquanto as restantes (autonomia, resolução de problemas e envolvimento na sociedade) se mantiveram.pt_PT
dc.identifier.tid201959097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23227
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPessoas idosaspt_PT
dc.subjectGerontologia educativapt_PT
dc.subjectUniversidade séniorpt_PT
dc.subjectEmpowermentpt_PT
dc.titleGerontologia educativa: a educação como mecanismo capaz de conceber empowerment à pessoa idosapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Serviço Social do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Gerontologia Socialpt_PT

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