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- Tomada de decisão e memória transitiva no treino militar: O caso dos centros de comando e controlo de um navioPublication . Cavaleiro, Sandra Campaniço; Gomes, Catarina; Lopes, Miguel Pereira
- Use it or lose it estimulação cognitiva em idosos institucionalizados: a estimulação como meio de prevenção da demênciaPublication . Simões, Filipa Alexandra Fernandes; Almeida, Maria SidalinaO presente Trabalho de Projeto é realizado no Instituto Superior Serviço Social do Porto, no Mestrado em Gerontologia Social para obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social. Este aborda a temática da Estimulação Cognitiva no Envelhecimento, em particular a possível utilização da mesma como meio de prevenção do declínio cognitivo em Idosos Institucionalizados, tendo por base o facto de Estes possuírem maior risco de desenvolver quadros demenciais devido à falta de Estimulação Cognitiva e de rotinas diferenciadas. Ao mesmo tempo, considera o peso da Institucionalização e o seu impacto nos processos de Envelhecimento, enfatizando questões como a sensibilização e capacitação dos interventores e diferentes atores sociais que atuam em contextos Institucionais. Na procura por novas abordagens e metodologias de intervenção, atribuí, também, um papel de relevo às Entidades Reguladoras na criação de novas Políticas Sociais, supervisão e acompanhamento, visando a efectiva adequação das respostas que pressupõem a prestação de serviços a um grupo populacional em crescimento, tendo em especial atenção as especificidades e particularidades de cada Pessoa. O repto passa pela transmissão de poder por via da capacitação, onde o Indivíduo ganha consciência das suas potencialidades, utilizando-as como fomentadoras da integração e participação social, objectivando percursos de Envelhecimento nos quais o Idoso possua o papel principal face à tomada de decisões, escolhas e projetos de vida. Neste sentido, serão evidenciadas as principais linhas teóricas que sustentam a intervenção, nomeadamente no que se refere ao agir profissional dos interventores sociais e profissionais que lidam em primeira linha com os Residentes de uma Instituição. Deste modo, no que diz respeito à Metodologia em uso, o Trabalho de Projeto Use It or Lose It, pauta-se, essencialmente, pela Investigação-Ação e, mais concretamente, pela modalidade da Investigação Para a Ação, tendo em conta o tipo de Trabalho Final escolhido. No que diz respeito à intervenção, esta é sugerida à luz de quatro planos de ação: o primeiro incide na promoção do sentimento de pertença e do estabelecimento de laços entre os Residentes, bem como entre Estes e os diferentes profissionais. O segundo refere-se à Estimulação Cognitiva enquanto ferramenta essencial para promover processos de Envelhecimento bem-sucedidos, retardar o surgimento de patologias do foro cognitivo e, ainda, capacitar e incentivar a participação, integração e a tomada de decisão dos indivíduos. O terceiro perspetiva, ainda, uma intervenção ao nível da formação pessoal, relacional e profissional dos diferentes profissionais que fazem parte do contexto Institucional com o intuito de os sensibilizar e capacitar face ao Envelhecimento e à necessidade de contribuir para a manutenção do estado cognitivo dos Idosos. Finalmente, o último procura indicar algumas alterações que preconizam, sobretudo, a transformação da ERPI num verdadeiro Lar.
- Gerontologia educativa: a educação como mecanismo capaz de conceber empowerment à pessoa idosaPublication . Baptista, Simone Nogueira; Almeida, Maria SidalinaNovos desafios de investigação e de intervenção social gerontológica emergem, inscritos num paradigma que defende o envelhecimento ativo, devido à heterogeneidade das formas de envelhecer que, hoje, também se caracterizam pela crescente escolaridade dos idosos jovens que estão nas primeiras etapas da condição de reformados. Esta nova população caracterizada por níveis de escolaridade mais elevados procura estruturas sociais que lhes permitam satisfazer as suas necessidades de cultura e educação, realçando a importância da aprendizagem ao longo da vida como pilar do envelhecimento ativo. O objetivo deste estudo é perceber se a educação numa universidade sénior que concretiza a ideia da aprendizagem ao longo da vida, pode ser um mecanismo capaz de conceber empowerment ao idoso ou de o manter. Importa para a condução teórica desta investigação compreender a gerontologia educativa que se preocupa com aspetos educativos direcionadas para a população idosa. Assim, e de forma a alcançar o objectivo proposto, procedeu-se primeiramente à construção de um modelo de análise que comporta a problemática teórica centrada essencialmente nos conceitos de gerontologia educativa e de empowerment, cuja tradição literal significa mais poder e que integra diversas variáveis que interessam estudar: autonomia, sociabilidades, resolução de problemas, envolvimento na sociedade, autoestima/bem-estar e estímulo intelectual. O método privilegiado para a recolha de informação foi a análise intensiva, destacando-se a recolha de informação qualitativa pro meio de entrevista semiestruturada a um grupo de 13 idosos com frequência superior a um ano numa universidade sénior. Foi realizada uma análise de conteúdo temática que nos permitiu identificar as categorias que emergiam do corpus de análise que as questões de resposta aberta constituíam. Os resultados e análise demonstraram que a maioria dos idosos são indivíduos com instrução universitária, sendo que das 6 dimensões de empowerment analisadas, três (sociabilidades, autoestima, estímulo intelectual) tiveram melhorias após a entrada na universidade sénior, enquanto as restantes (autonomia, resolução de problemas e envolvimento na sociedade) se mantiveram.