Repository logo
 
Publication

Marketing, comunicação & RP : factores críticos de sucesso das bibliotecas?

dc.contributor.authorEstácio, Pedro
dc.date.accessioned2019-05-27T12:04:53Z
dc.date.available2019-05-27T12:04:53Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractPartindo da introdução aos conceitos de marketing, comunicação e relações públicas desenvolve-se a reflexão em torno da aplicação dos mesmos ao contexto dos serviços de informação e documentação, através da qual procurará aferir-se se e em que medida podem considerar-se factores críticos de sucesso das bibliotecas e de que modo podem traduzir-se em vantagem competitiva num contexto em permanente mudança. Não basta contudo saber aplicar os conceitos, conhecer ou dominar as técnicas e estratégias de marketing e de comunicação para garantir o sucesso e a vantagem competitiva. Estes dependem igualmente da adopção de “atitudes e comportamentos de marketing” (cultura de marketing), que não podem ser dissociados da aquisição e desenvolvimento de competências específicas nesta área pelo profissionais da informação-documentação (saberes/saber-fazer/aptidões). Adquiridas as competências e criadas as condições para o desenvolvimento de uma cultura de marketing, torna-se possível evoluir para a constituição de “equipas de marketing e comunicação” que se ocuparão do desenho do plano de marketing, aqui entendido como parte integrante do plano estratégico da unidade de informação, sobre o qual se enunciarão sumariamente os principais componentes e objectivos. A concluir, enunciam-se algumas boas práticas que, se deseja, possam contribuir para o sucesso da estratégia e do plano de marketing bem como alguns recursos e ferramentas de apoio ao desenvolvimento dos mesmos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28703
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúdept_PT
dc.subjectMarketing em serviços de documentaçãopt_PT
dc.subjectRelações públicas em serviços de documentaçãopt_PT
dc.titleMarketing, comunicação & RP : factores críticos de sucesso das bibliotecas?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleIX Jornadas APDISpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203-817-1-PB.pdf
Size:
79.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: