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Authors
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Abstract(s)
Partindo da introdução aos conceitos de marketing, comunicação e relações
públicas desenvolve-se a reflexão em torno da aplicação dos mesmos ao
contexto dos serviços de informação e documentação, através da qual
procurará aferir-se se e em que medida podem considerar-se factores críticos
de sucesso das bibliotecas e de que modo podem traduzir-se em vantagem
competitiva num contexto em permanente mudança.
Não basta contudo saber aplicar os conceitos, conhecer ou dominar as
técnicas e estratégias de marketing e de comunicação para garantir o
sucesso e a vantagem competitiva. Estes dependem igualmente da adopção
de “atitudes e comportamentos de marketing” (cultura de marketing), que
não podem ser dissociados da aquisição e desenvolvimento de competências
específicas nesta área pelo profissionais da informação-documentação
(saberes/saber-fazer/aptidões).
Adquiridas as competências e criadas as condições para o desenvolvimento
de uma cultura de marketing, torna-se possível evoluir para a constituição
de “equipas de marketing e comunicação” que se ocuparão do desenho do
plano de marketing, aqui entendido como parte integrante do plano
estratégico da unidade de informação, sobre o qual se enunciarão
sumariamente os principais componentes e objectivos.
A concluir, enunciam-se algumas boas práticas que, se deseja, possam
contribuir para o sucesso da estratégia e do plano de marketing bem como
alguns recursos e ferramentas de apoio ao desenvolvimento dos mesmos.
Description
Keywords
Marketing em serviços de documentação Relações públicas em serviços de documentação
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde