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Orientações educacionais dos professores e a inclusão do surf no currículo nacional de educação física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Fernando
dc.contributor.authorLourenço, Rui
dc.date.accessioned2025-02-22T14:41:20Z
dc.date.available2025-02-22T14:41:20Z
dc.date.issued2025-01-29
dc.description.abstractO presente relatório está enquadrado na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado na Escola Básica Carlos Gargaté do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, no ano letivo 2022/2023, e é composto por quatro dimensões, nomeadamente: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área apresenta-se a síntese das competências desenvolvidas durante o estágio pedagógico e a caraterização do contexto de estágio. A área II divide-se em três âmbitos de intervenção, o planeamento, o ensino e a avaliação, que faz referência às atividades desenvolvidas e ao seu planeamento, bem como as opções de ensino e processo de avaliação utilizado com as turmas atribuídas durante a prática de ensino supervisionada. Na terceira área encontram-se as atividades desempenhadas no âmbito da participação na escola e comunidade escolar, destacando-se o acompanhamento da direção de turma e a integração no âmbito do Desporto Escolar (DE). A Área IV contempla o projeto de investigação que culminou no artigo científico intitulado Orientações Educacionais (OE) dos professores e a inclusão do surf no Currículo Nacional de Educação Física (CNEF), com o objetivo analisar e descrever as OE dos professores de EF e perceber de que forma estas influenciam a sua opinião quanto à inclusão do surf no CNEF. A amostra do estudo foi constituída por professores de EF do concelho de Almada e foram utilizados os instrumentos questionário Value Orientation Inventory-Short Form (VOI-SF) e entrevista semiestruturada aos professores. Os resultados demonstram que existem diferenças estatísticas nas OE estudadas e os professores de EF entrevistados demonstraram interesse em incluir o surf no currículo.pt_PT
dc.identifier.tid203887875pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54504
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCurrículo nacional de educação físicapt_PT
dc.subjectOrientações educacionaispt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectProfessor de educação físicapt_PT
dc.subjectSurfpt_PT
dc.titleOrientações educacionais dos professores e a inclusão do surf no currículo nacional de educação físicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

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