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Orientações educacionais dos professores e a inclusão do surf no currículo nacional de educação física
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Fernando | |
dc.contributor.author | Lourenço, Rui | |
dc.date.accessioned | 2025-02-22T14:41:20Z | |
dc.date.available | 2025-02-22T14:41:20Z | |
dc.date.issued | 2025-01-29 | |
dc.description.abstract | O presente relatório está enquadrado na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado na Escola Básica Carlos Gargaté do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, no ano letivo 2022/2023, e é composto por quatro dimensões, nomeadamente: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área apresenta-se a síntese das competências desenvolvidas durante o estágio pedagógico e a caraterização do contexto de estágio. A área II divide-se em três âmbitos de intervenção, o planeamento, o ensino e a avaliação, que faz referência às atividades desenvolvidas e ao seu planeamento, bem como as opções de ensino e processo de avaliação utilizado com as turmas atribuídas durante a prática de ensino supervisionada. Na terceira área encontram-se as atividades desempenhadas no âmbito da participação na escola e comunidade escolar, destacando-se o acompanhamento da direção de turma e a integração no âmbito do Desporto Escolar (DE). A Área IV contempla o projeto de investigação que culminou no artigo científico intitulado Orientações Educacionais (OE) dos professores e a inclusão do surf no Currículo Nacional de Educação Física (CNEF), com o objetivo analisar e descrever as OE dos professores de EF e perceber de que forma estas influenciam a sua opinião quanto à inclusão do surf no CNEF. A amostra do estudo foi constituída por professores de EF do concelho de Almada e foram utilizados os instrumentos questionário Value Orientation Inventory-Short Form (VOI-SF) e entrevista semiestruturada aos professores. Os resultados demonstram que existem diferenças estatísticas nas OE estudadas e os professores de EF entrevistados demonstraram interesse em incluir o surf no currículo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203887875 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54504 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Currículo nacional de educação física | pt_PT |
dc.subject | Orientações educacionais | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Professor de educação física | pt_PT |
dc.subject | Surf | pt_PT |
dc.title | Orientações educacionais dos professores e a inclusão do surf no currículo nacional de educação física | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |