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Prevalência de sinais e sintomas de DTM em estudantes universitários do MIMD do ISCSEM

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Abstract(s)

Objetivos: Avaliar a prevalência de sinais e sintomas de Disfunções Temporomandibulares (DTM) nos estudantes universitários do MIMD do ISCSEM, antes, durante e após o período de exames. Comparar esta prevalência e saber se existe uma relação entre o stress e as Disfunções Temporomandibulares. Materiais e Métodos: A amostra consistiu em 50 alunos do 3º ao 5º ano de MIMD do ISCSEM com idade média 22,5 ± 1,6 anos. O PSS-10 item e o DC/TMD foram os instrumentos utilizados para avaliar a presença de sinais e sintomas de DTM e os níveis de stress em Janeiro (T2 exames), Março (T3 após exames) e Maio (T3 antes de exames) de 2015. Resultados: Os valores médios de PSS-10 item foram de 17,6 (T1), 19,3 (T2) e 16,3 (T3) para as três avaliações com diferenças significativas entre avaliações e géneros. 48% da amostra referiu dores de cabeça em T1, 64% em T2 e 52% em T3 respetivamente. A prevalência de sons articulares foi de 38% (T1), 50% (T2) e 36% (T3). Destes alunos, 74% dos alunos apresentou dor à palpação muscular em T1, 86% em T2 e 72% em T3. Na palpação articular verificou-se que 8% apresentou dor emT1, 26% em T2 e 20% em T3. Existe uma relação significativa e positiva entre dor à palpação articular/dor à palpação muscular, dor aquando os movimentos mandibulares/dor à palpação muscular, sons articulares/dor à palpação articular, PSS-10 item/dor aquando dos movimentos mandibulares e PSS-10 item/dor à palpação muscular e dor aquando dos movimentos mandibulares/dor à palpação muscular. Conclusão: Existe uma elevada prevalência de sinais e sintomas de DTM na amostra estudada. O sexo feminino apresentou maior prevalência de sinais e sintomas de DTM. A relação entre os níveis de stress e os sinais/sintomas estudados é positiva.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Keywords

Stress DTM Estudantes Sintomatologia Disfunções Temporomandibulares

Pedagogical Context

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