Publication
Oficinas regionais, influĂȘncias de muitas e desvairadas partes: o caso dos suportes de madeira das pinturas maneiristas de Belchior de Matos da ermida de Geraldes (Peniche, Portugal)
dc.contributor.author | Cruz, AntĂłnio JoĂŁo | |
dc.contributor.author | Ferreira, Elisabete | |
dc.contributor.author | Lauw, Alexandra | |
dc.contributor.author | Rego, Carla | |
dc.contributor.author | Pereira, Helena | |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T17:38:50Z | |
dc.date.available | 2024-01-15T17:38:50Z | |
dc.date.issued | 2020-06-25 | |
dc.date.updated | 2024-01-15T15:59:24Z | |
dc.description.abstract | As duas pinturas, representando Santa Luzia e o MartĂrio de SĂŁo SebastiĂŁo, feitas por Belchior de Matos (c. 1570-1628) para uma pequena ermida de Peniche, no inĂcio do sĂ©culo XVII, tĂȘm suportes de madeira que as primeiras observaçÔes, realizadas no Ăąmbito de uma intervenção de conservação e restauro, sugeriram ter excelente qualidade e influĂȘncias de construção que contrastam com o que seria expectĂĄvel numa encomenda menor de um modesto e mal pago artista de provĂncia. Por isso, com o objetivo de aprofundar o caso e contribuir para o conhecimento das pequenas oficinas regionais de pintura do perĂodo maneirista, foi feito um estudo pormenorizado desses suportes, incluindo a moldura e a camada de preparação, com recurso a mĂ©todos laboratoriais (observação com lupa binocular, fotografia, dendrocronologia, microscopia Ăłptica e FTIR). Concluiu-se, efetivamente, que os painĂ©is mostram que as oficinas regionais de pintura, ao contrĂĄrio do que se poderia prever, nĂŁo funcionavam necessariamente isoladas e fechadas sobre si prĂłprias e podiam ter um diversificado conhecimento tĂ©cnico que, alĂ©m de soluçÔes originais, envolvia prĂĄticas com diferentes origens geogrĂĄficas, do norte ao sul da Europa, que, com mais estudos de casos, importa esclarecer atĂ© que ponto estavam ou nĂŁo consolidadas em Portugal. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.37558/gec.v17i1.700 | pt_PT |
dc.identifier.eid | 2-s2.0-85095957385 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2463292 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48963 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/700 | pt_PT |
dc.subject | pintura | pt_PT |
dc.subject | suporte de madeira | pt_PT |
dc.subject | carvalho do BĂĄltico | pt_PT |
dc.subject | tradiçÔes técnicas | pt_PT |
dc.subject | influĂȘncias tĂ©cnicas | pt_PT |
dc.title | Oficinas regionais, influĂȘncias de muitas e desvairadas partes: o caso dos suportes de madeira das pinturas maneiristas de Belchior de Matos da ermida de Geraldes (Peniche, Portugal) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 99 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 82 | pt_PT |
oaire.citation.title | Ge-conservacion | pt_PT |
oaire.citation.volume | 17 | |
person.familyName | Cruz | |
person.familyName | Rego | |
person.givenName | AntĂłnio JoĂŁo | |
person.givenName | Carla | |
person.identifier.ciencia-id | 411C-A14B-142F | |
person.identifier.ciencia-id | F511-C81E-78B5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6396-5027 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6423-1164 | |
person.identifier.rid | A-3763-2008 | |
person.identifier.scopus-author-id | 10039472900 | |
rcaap.cv.cienciaid | 411C-A14B-142F | AntĂłnio JoĂŁo Cruz | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 64a39025-219e-48bb-98a0-46f5f8d94881 | |
relation.isAuthorOfPublication | ee9ba3e0-934c-4380-9324-ffe24ca7f6d7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 64a39025-219e-48bb-98a0-46f5f8d94881 |