Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Oficinas regionais, influĂȘncias de muitas e desvairadas partes: o caso dos suportes de madeira das pinturas maneiristas de Belchior de Matos da ermida de Geraldes (Peniche, Portugal)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202003.pdf3.83 MBAdobe PDF Download

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

As duas pinturas, representando Santa Luzia e o MartĂ­rio de SĂŁo SebastiĂŁo, feitas por Belchior de Matos (c. 1570-1628) para uma pequena ermida de Peniche, no inĂ­cio do sĂ©culo XVII, tĂȘm suportes de madeira que as primeiras observaçÔes, realizadas no Ăąmbito de uma intervenção de conservação e restauro, sugeriram ter excelente qualidade e influĂȘncias de construção que contrastam com o que seria expectĂĄvel numa encomenda menor de um modesto e mal pago artista de provĂ­ncia. Por isso, com o objetivo de aprofundar o caso e contribuir para o conhecimento das pequenas oficinas regionais de pintura do perĂ­odo maneirista, foi feito um estudo pormenorizado desses suportes, incluindo a moldura e a camada de preparação, com recurso a mĂ©todos laboratoriais (observação com lupa binocular, fotografia, dendrocronologia, microscopia Ăłptica e FTIR). Concluiu-se, efetivamente, que os painĂ©is mostram que as oficinas regionais de pintura, ao contrĂĄrio do que se poderia prever, nĂŁo funcionavam necessariamente isoladas e fechadas sobre si prĂłprias e podiam ter um diversificado conhecimento tĂ©cnico que, alĂ©m de soluçÔes originais, envolvia prĂĄticas com diferentes origens geogrĂĄficas, do norte ao sul da Europa, que, com mais estudos de casos, importa esclarecer atĂ© que ponto estavam ou nĂŁo consolidadas em Portugal.

Description

Keywords

pintura suporte de madeira carvalho do BĂĄltico tradiçÔes tĂ©cnicas influĂȘncias tĂ©cnicas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue