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As duas pinturas, representando Santa Luzia e o MartĂrio de SĂŁo SebastiĂŁo, feitas por Belchior de Matos (c. 1570-1628) para uma pequena ermida de Peniche, no inĂcio do sĂ©culo XVII, tĂȘm suportes de madeira que as primeiras observaçÔes, realizadas no Ăąmbito de uma intervenção de conservação e restauro, sugeriram ter excelente qualidade e influĂȘncias de construção que contrastam com o que seria expectĂĄvel numa encomenda menor de um modesto e mal pago artista de provĂncia.
Por isso, com o objetivo de aprofundar o caso e contribuir para o conhecimento das pequenas oficinas regionais de pintura do perĂodo maneirista, foi feito um estudo pormenorizado desses suportes, incluindo a moldura e a camada de preparação, com recurso a mĂ©todos laboratoriais (observação com lupa binocular, fotografia, dendrocronologia, microscopia Ăłptica e FTIR). Concluiu-se, efetivamente, que os painĂ©is mostram que as oficinas regionais de pintura, ao contrĂĄrio do que se poderia prever, nĂŁo funcionavam necessariamente isoladas e fechadas sobre si prĂłprias e podiam ter um diversificado conhecimento tĂ©cnico que, alĂ©m de soluçÔes originais, envolvia prĂĄticas com diferentes origens geogrĂĄficas, do norte ao sul da Europa, que, com mais estudos de casos, importa esclarecer atĂ© que ponto estavam ou nĂŁo consolidadas em Portugal.
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pintura suporte de madeira carvalho do BĂĄltico tradiçÔes tĂ©cnicas influĂȘncias tĂ©cnicas