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Authors
Abstract(s)
Com o decorrer dos anos a sinistralidade rodoviária tem vindo a decrescer. Porém é
necessário continuar a apostar na melhoria dos indicadores.
O trabalho inicia-se com uma revisão bibliográfica de enquadramento, de modo a evidenciar
os aspetos relacionados com a avaliação da segurança rodoviária e as eventuais medidas
mitigadoras.
Determinaram-se alguns indicadores que foram utilizados para medir a sinistralidade
rodoviária em interseções em meio urbano, tendo-se como estudo de caso a rede da cidade de
Coimbra, de 2010 a 2012. Para isso, recorreu-se ao ArcGIS 10.0 que é um Sistema de
Informação Geográfica (SIG), utilizando a base de dados facultada pela Autoridade Nacional
de Segurança Rodoviária (ANSR), complementada com informação dos acidentes recolhidos
pela PSP de Coimbra.
Consideraram-se na análise as vias com 4 ou mais acidentes em pelo menos um ano. Após
georreferenciação dos acidentes rodoviários, o SIG permitiu visualizar a sua distribuição na
rede, bem como associar a cada um deles o esquema do acidente disponibilizado pela Polícia
de Segurança Pública.
Os procedimentos envolvidos nas análises dizem respeito ao Índice de Gravidade (IG) e ao
Valor Hierárquico do Local (VHL). Por se ter verificado que o VHL traduz melhor o
desempenho em termos de sinistralidade em meio urbano, foi este o parâmetro utilizado para
identificar as interseções sobre as quais deveria incidir a atenção da entidade gestora da rede.
O VHL é determinado com base no número de ocorrências, na gravidade dos acidentes e no
volume horário de tráfego, tendo-se considerado a informação de sinistralidade de duas
formas distintas: dados de forma agregada no triénio; e dados separados para cada um dos
anos.
De forma a comparar de forma simples o desempenho das interseções, fez-se a normalização
da variável VHL de modo a ser possível assinalar as interseções com níveis de desempenho
de 1, 2, 3, 4 ou 5. Nesta escala, 1 corresponde ao melhor desempenho e 5 refere-se ao pior
desempenho. As interseções identificadas com o nível 5 e 4 devem ter uma atenção
privilegiada por parte da entidade gestora por serem as que revelam pior desempenho.
A metodologia utilizada pode ser aplicada a redes viárias de aglomerados urbanos desde que
se disponha de dados de acidentes em três anos consecutivos e seja possível fazer a sua
georeferenciação, sendo também necessários dados de volumes horários de tráfego, os quais
podem ser obtidos por contagens em vários pontos da rede.
Description
Keywords
Segurança rodoviária Meio urbano Interseções Sistema de Informação Geográfica (SIG) Índice de Gravidade (IG) Valor Hierárquico do Local (VHL)