Repository logo
 
Publication

Quantificação do Produto da Força Aérea

dc.contributor.authorFerreira, Emanuel
dc.date.accessioned2016-03-03T14:53:33Z
dc.date.available2016-03-03T14:53:33Z
dc.date.issued2015-03-09
dc.description.abstractO instinto do Homem se agrupar, tornando-se mais forte e capaz na busca de um objetivo comum, remonta aos primórdios da sua existência. Através de gerações, esta reunião de capacidades e competências individuais, sucessivamente também mais organizada, permitiu-lhe obter uma maior vantagem para o grupo. Constitui-se assim o conceito primário de Organização: duas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado, através da afetação dos diversos meios e recursos disponíveis. Uma das maiores condicionantes deste conceito é o meio ambiente em que a organização se insere num determinado momento. Atualmente, a capacidade de adaptação a este meio ambiente que a rodeia torna-se uma valência fundamental para o seu sucesso. As alterações deste contexto são cada vez mais rápidas e mais frequentes, exigindo que as organizações desenvolvam uma capacidade de reação mais célere e eficaz. Quando uma organização não tem a capacidade de reagir às alterações do meio ambiente, muito facilmente é ultrapassada pelas suas concorrentes e, consequentemente perde o seu lugar no mercado. De acordo com os fundamentos de Engenharia Organizacional, sabe-se que as organizações podem dotar-se de mais ferramentas que permitem a sua adaptação às transformações vigentes, sejam externas ou internas. O Organizational Self-Awareness é uma destas ferramentas, através do seu domínio é esperado que os membros de uma organização tenham conhecimento não só sobre a sua função no grupo como também a função dos outros e ainda, que a própria organização conheça os seus membros e as ações de cada um. Na presente dissertação, através da aplicação dos conceitos de Engenharia Organizacional, pretende-se estudar o produto gerado pela Força Aérea e fazer um paralelismo com os mesmos produtos ou seus semelhantes criados por outras entidades. Este estudo servirá para aumentar o Organizational Self-Awareness da Força Aérea, bem como auxiliar na tomada de decisão na organização.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11652
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAcademia da Força Aéreapt_PT
dc.subjectEngenharia Organizacional; Organizational Self-Awareness; Produto; Valorpt_PT
dc.titleQuantificação do Produto da Força Aéreapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertaçãoMestrado_ASPAL_PILAV_137729K_Ferreira.pdf
Size:
931.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: