Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

TRABALHOS PARA CASA: “UM BICHO-DE-SETE-CABEÇAS?"

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Sara Filipa Soares.pdf1.84 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os Trabalhos Para Casa (TPC) são um elemento da prática pedagógica de muitos docentes e da vida escolar de muitos alunos. Apesar da sua longevidade e popularidade, os TPC são alvo na literatura de opiniões diferentes, quanto à sua gestão e benefícios que trazem às aprendizagens dos alunos. O presente estudo procurou identificar as perceções que professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm sobre a utilidade, efeitos e condições de realização dos TPC. Para o efeito, e no contexto de um estudo de caso, centrado numa instituição privada de solidariedade social da região de Lisboa, entrevistaram-se 10 docentes dos 3.º e 4.º anos de escolaridade e inquiriram-se por questionário 158 alunos, entre os 8 e os 10 anos de idade, das respetivas turmas. Os resultados sugerem que a maioria dos professores concorda com a prática dos TPC, desde que pouco absorvente em termos de tempo. A falta de tempo disponível para atividades não letivas é o principal argumento apresentado pelos docentes que manifestaram uma opinião menos favorável sobre os TPC. O envolvimento da família na realização dos TPC foi também defendido pela maioria dos docentes com base nos seus efeitos motivacionais sobre aprendizagens escolares, uma função que reúne opiniões diversificadas na literatura. Os alunos inquiridos evidenciaram na sua maioria opiniões bastante positivas quanto à relevância, interesse e quantidade de TPC e quanto às condições em que os realizam. Os alunos mais novos (8 anos) percecionam uma menor participação dos pais na realização dos TPC, sugerindo uma maior autonomia, e têm uma opinião mais favorável sobre a utilidade e interesse dos mesmos, um resultado que sugere uma maior facilidade na realização das tarefas. A análise efetuada por ano de escolaridade corrobora este resultado. Entre as propostas apresentadas para estudos futuros, inclui-se também a análise das perspetivas sobre os TPC de um terceiro interveniente, os encarregados da educação.
Homework is an element of the pedagogical practice of many teachers and the school life of many students. Despite their longevity and popularity, homework’s are targeted in the literature for different opinions about their management and the benefits they bring to student learning. The present study sought to identify the perceptions that teachers and students of the 1st Cycle of Basic Education have about the utility, effects and conditions of realization of homework. For this purpose, and in the context of a case study, centered on a private social solidarity institution in the Lisbon region, 10 teachers from the 3rd and 4th years of schooling were interviewed and 158 students were interviewed, between the ages of 8 and 10, of their respective classes. The results suggest that most teachers agree with the practice of homework, since it is not very absorbing in terms of time. The lack of time available for non-teaching activities is the main argument put forward by teachers who have expressed a less favorable view of homework. The involvement of the family in the realization of homework was also defended by the majority of teachers based on their motivational effects on school learning, a function that brings together diverse opinions in the literature. The majority of the interviewed students showed very positive opinions about the relevance, interest and quantity of homework and the conditions under which they perform them. The younger students (8 years old) perceive a lower participation of the parents in the realization of the homework, suggesting a greater autonomy, and have a more favorable opinion about their usefulness and interest, a result that suggests a greater ease in the accomplishment of the tasks. The analysis carried out per year of schooling corroborates this result. Among the proposals presented for future studies are also the analysis of the perspectives on the homework of a third party, those in charge of education.

Description

Keywords

Trabalhos para casa, 1.º Ciclo do Ensino Básico, opiniões de professores, opiniões de alunos, envolvimento parental. Homework, 1st Cycle of Basic Education, opinions of teachers, opinions of students, parental involvement.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue