Repository logo
 
Publication

Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita

dc.contributor.authorPinto, Mariana Oliveira
dc.date.accessioned2022-06-08T12:42:03Z
dc.date.available2022-06-08T12:42:03Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos.pt_PT
dc.description.abstractTwo fundamental assumptions form the basis of the present article: the first, assumes that in-school writing work (that is explicit, continuous and substantiated) necessarily implies knowledge on the properties and characteristics of genres and texts; the second, determines that, albeit the essential nature of such knowledge, one cannot overlook the mode (or modes) of didactic action involved in its construction and appropriation. Moreover, this article presents a didactic model for the “written exposition” genre that shall allow, on the one hand, the identification of its defining characteristics and properties while, on the other hand, enabling the identification of which of those should be taught during a particular year of schooling and/or to specific students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, M. O. (2020). Escrever para aprender a expor no ensino básico: Construindo o modelo didático do género exposição escrita. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, edição especial, 18(17), 110-125.pt_PT
dc.identifier.issn1678-8931
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40975
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora Vozespt_PT
dc.subjectExposição escritapt_PT
dc.subjectGéneros textuaispt_PT
dc.subjectModelo didático do géneropt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectWritten expositionpt_PT
dc.subjectTexts genrespt_PT
dc.subjectDidactic model of the genrept_PT
dc.subjectCompulsory educationpt_PT
dc.titleEscrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escritapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage125pt_PT
oaire.citation.issue17pt_PT
oaire.citation.startPage110pt_PT
oaire.citation.titleRevista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVELpt_PT
oaire.citation.volume18pt_PT
person.familyNameOliveira Pinto
person.givenNameMariana
person.identifier.ciencia-id9B11-9FC4-C097
person.identifier.orcid0000-0002-3077-3202
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc68ee540-130a-47b1-84c0-0b1714424bf3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc68ee540-130a-47b1-84c0-0b1714424bf3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Escrever para aprender a expor no ensino básico - pp. 110-125.pdf
Size:
318.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format