Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação de manuais escolares de português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_LOBO.pdf899.97 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente tese de mestrado pretende analisar e retirar conclusões justificativas acerca da questão de avaliação de manuais escolares de português. Para isso, procedeu-se à escolha de seis manuais de português referentes ao 6º ano de escolaridade. Depois de analisados e classificados, foram entregues inquéritos a professores e alunos com vista a concluir qual o seu nível de conhecimento em relação à avaliação de manuais escolares, se os alunos fazem o uso devido e apropriado do manual, se gostam e se se sentem satisfeitos com o mesmo. Esta análise também deu origem a outras conclusões, como por exemplo os hábitos de leitura dos alunos. O enquadramento teórico teve por base uma escassa bibliografia, dado haver muito poucos recursos neste campo. Foram abordados temas sobre o ponto de vista da importância do manual escolar, o papel do professor e da escola tendo em conta o manual escolar. Foi também desenvolvido o tema pertencente ao mercado do manual escolar e as críticas já existentes sobre esse facto, assim como consultados os decretos-lei que comportam toda a legislação de acreditação de manuais escolares, aos quais foi dado especial destaque.

Description

Keywords

Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Língua Portuguesa Ensino Básico 1º Ciclo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue