Repository logo
 
Publication

Estudo do impacto dos fatores de decisão no estilo de escolha por um clube de padel em Portugal

dc.contributor.advisorBandeira, Sílvia
dc.contributor.advisorMachado, Isabel
dc.contributor.authorMachado, Mafalda Pernes Silvano Cisneiros
dc.date.accessioned2025-08-01T11:36:40Z
dc.date.available2025-08-01T11:36:40Z
dc.date.issued2025-07-17
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal objetivo analisar o impacto dos fatores de decisão no estilo de decisão de escolha por um clube de padel em Portugal. Esta investigação procurou compreender de que modo fatores como a qualidade dos técnicos de padel, as instalações, os programas de atividades, os campos, os balneários e o engagement digital com os clubes influenciam o estilo de decisão dos praticantes ao escolherem o clube para praticar a modalidade. Assim, recorreu-se à metodologia quantitativa e aplicou-se um inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. A amostra obtida foi de 219 praticantes e os dados foram tratados e analisados através do SPSS. De seguida, foram efetuadas análises de correlação e regressão linear múltipla com o objetivo de compreender a relação entre esses fatores e os estilos de decisão dos consumidores. Os resultados permitiram identificar um novo fator derivado do fator “instalações”, a “localização das instalações”. A qualidade dos técnicos de padel foi o fator valorizado pelos praticantes em ambos os estilos de decisão. A qualidade das instalações, dos campos, dos programas de atividades, dos balneários e a localização, demonstraram ser relevantes, embora com diferenças nos estilos de decisão. O engagement comportamental na relação com o estilo intuitivo é bem mais acentuado do que com o estilo racional, já no engagement de interesse e valorização, a relação mostrou-se muito idêntica em ambos os estilos. Os praticantes com um estilo de decisão racional, valorizaram a qualidade dos técnicos, o engagement de interesse e valorização e as instalações, e os praticantes com um estilo intuitivo demonstraram mais interesse pelo engagement comportamental, qualidade dos balneários e dos técnicos de padel. Apesar da limitação geográfica da amostra, o estudo apresentou contributos interessantes uma vez que é um estudo inovador devido ao facto de abordar simultaneamente os estilos de decisão e uma modalidade recente como o padel. Ainda foi acrescentado o fator do engagement nas redes sociais dos clubes como um fator de decisão relevante, espelhando a crescente importância das plataformas digitais como fator de ligação dos praticantes aos clubes de padel.
dc.identifier.tid203978005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58317
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectFatores de decisão
dc.subjectEstilos de decisão
dc.subjectEngagement digital
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectQualidade do serviço
dc.subjectClubes de padel
dc.titleEstudo do impacto dos fatores de decisão no estilo de escolha por um clube de padel em Portugal
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
mafalda_machado.pdf
Size:
3.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: