| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.17 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Este relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa nos 1º e 2º CEB, pertencente ao Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Tem como principal objetivo a descrição das aprendizagens na formação de professores numa vertente mais prática, assim como uma investigação acerca de um tema do domínio da Língua Portuguesa.
Neste relatório é realizada uma avaliação das ilustrações de manuais de Português, nas duas últimas décadas, para compreender a forma como os mesmos têm evoluído e a forma como influenciam os seus leitores.
Inicialmente, abordo teoricamente a importância da imagem e dos conteúdos na formação dos alunos, recorrendo a perspetivas de vários autores, para, de seguida, analisar e verificar se os manuais escolares em estudo estão de acordo com as necessidades dos seus leitores.
Numa parte posterior do relatório, apresento o meu percurso no estágio em 1º Ciclo, referenciando o contexto de intervenção, a escola e as suas características, bem como a turma e as suas particularidades. A fim de estabelecer uma relação com a investigação que realizei, aprofundei a utilização dos manuais escolares no decorrer das aulas do 1º CEB. Para finalizar a experiência no ensino do 1º Ciclo, refleti acerca da mesma e de que forma esta contribuiu para a minha formação.
Para finalizar o relatório, exponho o período de estágio no 2º Ciclo. Esta parte apresenta-se dividida pelos domínios científicos: Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Português. Em cada um dos domínios apresento uma fundamentação das práticas pedagógicas, assim como uma reflexão acerca das mesmas.
Description
Keywords
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo
