Repository logo
 
Publication

Estratégias e processo de internacionalização nos mercados: caso de estudo: Vale da Veiga - Sociedade Agrícola Lda.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRosado, David
dc.contributor.authorSantos, Vilma Solange Gomes dos
dc.date.accessioned2021-02-08T14:01:20Z
dc.date.available2021-02-08T14:01:20Z
dc.date.issued2020-11-27
dc.description.abstractA internacionalização é um fenómeno frequente nas empresas, impulsionado pela globalização e pela necessidade de crescimento e competência, face a um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, as estratégias adotadas no processo de internacionalização variam bastante, tendo em conta o tipo de empresa, a sua atividade, os recursos disponíveis e o país ou países para onde se pretende internacionalizar. Este é um procedimento demorado, na medida em que é necessário calcular os custos e os riscos associados à internacionalização, implicando um estudo aprofundado sobre o país (ou países) e o mercado (ou mercados) de destino, para que a internacionalização se efetue com sucesso. O presente projeto aplicado tem como objetivo descrever o processo de internacionalização e as estratégias adotadas por uma empresa portuguesa, a Vale da Veiga – Sociedade Agrícola Lda, para os mercados. Para o efeito foi utilizada a tipologia de investigação de estudo de caso. Neste estudo foi feita a caraterização da empresa, dos mercados e também analisada a escolha dos países, as motivações, os modos de entrada e os obstáculos associados à expansão internacional. Foram analisados também os objetivos internacionais do caso em estudo e realizado um contraponto sobre a relação entre algumas das linhas mestras sobre internacionalização, tendo em conta a necessidade de adaptação local e a pressão sobre os custos.pt_PT
dc.description.abstractInternationalization is a frequent phenomenon in companies, driven by globalization and the need for growth and competence in the face of an increasingly competitive market. However, the strategies adopted in the internationalization process vary widely, taking into account the type of company, its activity, the resources available and the country or countries to which it intends to internationalize. This is a lengthy procedure, as it is necessary to calculate the costs and risks associated with internationalization, involving a thorough study of the country (or countries) and the destination market (or markets) for internationalization to take place success. The present project aims to describe the internationalization process and the strategies adopted by a Portuguese company, Vale da Veiga - Sociedade Agrícola Lda, for the markets. For this purpose the case study research typology was used. In this study the characterization of the company, the markets and the choice of countries, the motivations, the modes of entry and the obstacles associated with international expansion were analyzed. The international objectives of the case study were also analyzed and a counterpoint was made about the relationship between some of the guidelines on internationalization, taking into account the need for local adaptation and the pressure on costs.pt_PT
dc.identifier.tid202626660pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35258
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectCustospt_PT
dc.subjectAdaptação Localpt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.titleEstratégias e processo de internacionalização nos mercados: caso de estudo: Vale da Veiga - Sociedade Agrícola Lda.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Estratégia Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto Aplicado de M-GEE - Vilma dos Santos.pdf
Size:
396.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format