Repository logo
 
Publication

O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil

dc.contributor.advisorCardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros
dc.contributor.advisorMendes, Teresa
dc.contributor.advisorCorreia, Rosalina
dc.contributor.authorFonseca, Ana Patrícia Soares da
dc.date.accessioned2023-03-30T13:28:42Z
dc.date.available2023-03-30T13:28:42Z
dc.date.issued2023-03-24
dc.description.abstractO presente relatório apresenta uma reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, realizado no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-escolar. Nestes contextos educativos, desenvolveu-se um estudo centrado na relação entre o Desenvolvimento socioemocional e a Literatura Infantil, em que se abordaram as quatro emoções bases (Alegria, Tristeza, Raiva e medo) de forma a promover o desenvolvimento socioemocional da criança e despertar a reflexão dos seus diferentes estados emocionais e dos outros, recorrendo à Literatura Infantil. Em contexto de Creche, as crianças elaboraram atividades focadas essencialmente nas emoções Alegria e Tristeza, tendo sido valorizado o brincar no meio exterior e estimulado o sentido exploratório sensorial das crianças. Já em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e tarefas desenvolvidas contribuíram para a sensibilização à leitura com valor estético e para o reconhecimento e autorregulação das quatro emoções base por parte das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents a reflection and description of the Action-Research work in the contexts of Nursery and Kindergarten, carried out within the scope of the Practice and Supervised Intervention of the Master's Degree in Preschool Education. A study was developed in these educational contexts, centered on the relationship between Socio-Emotional Development and Children's Literature, in which the four basic emotions (Happiness, Sadness, Anger and Fear) were addressed in order to promote the socio-emotional development of the child and awaken the child's reflection of their different emotional states and those of others, using Children's Literature. In the Nursery context, the children elaborated activities focused essentially on the emotions of Joy and Sadness, and playing outside was valued and stimulated the children's sensorial exploratory sense. In the Pre-School Education context, the developed activities and tasks contributed to the awareness of reading with aesthetic value and to the recognition and self-regulation of the four basic emotions by the children.pt_PT
dc.identifier.tid203263952pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44402
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_PT
dc.subjectLiteratura Infantilpt_PT
dc.subjectChildhood Educationpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectSocio-emotional developmentpt_PT
dc.subjectChildren's Literaturept_PT
dc.titleO despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório finalissímo- Ana Fonseca.pdf
Size:
4.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: